1968 não foi dos melhores anos de Françoise Hardy em matéria de sucessos musicais. Casara no ano anterior com Jacques Dutronc e esta canção reflecte um bocado a influência que o marido terá tido num desvio ( felizmente curto) do seu estilo tradicional.
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Diz que é uma espécie de democracia...
Aqui ao lado, Rajoy convocou eleições para legitimar a aplicação à Catalunha do artigo 155. Como os resultados foram adversos à sua estratégia e ditaram uma maioria independentista no Parlamento catalão, Rajoy manteve em prisão alguns dos eleitos e impediu outros de ocuparem os seus lugares.
Na Alemanha, o Tribunal Constitucional impediu a realização de um referendo independentista na Baviera.
A democracia é um sistema político muito singular: só se aplica quando não questiona interesses instalados. Quais são esses interesses?
Se vos recordar que a Catalunha é a região mais rica de Espanha e a Baviera a mais rica da Alemanha, a resposta é fácil. Como ficaria a UE, se duas das suas principais economias se tornassem independentes?
Quem viver mais uma ou duas décadas vai ficar a saber a resposta. E, no final do século XXI, o mapa da Europa nada terá a ver com o actual. A desagregação a que assistimos nas duas últimas décadas do século XX, no Leste Europeu, terá réplicas a Ocidente, transformando a Europa numa manta de retalhos. Será o fim da UE idealizada por Jean Monnet e Robert Schumann e o regresso de um período de grande instabilidade no espaço europeu.
Subscrever:
Mensagens (Atom)