terça-feira, 17 de abril de 2018

Naquele engano d'alma ledo e cego...

A SIC está a chamar "trabalho de investigação" à exibição de um conjunto de vídeos LEGENDADOS com os interrogatórios do Procurador Rosário Teixeira a José Sócrates. 
No tempo em que eu era jornalista, isto tinha outro nome e, perante uma tão infame fuga de informação, o PGR ter-se-ia admitido imediatamente, se não conseguisse descobrir o autor da fuga.
Mas como Joana Marques Vidal, apesar de nunca ter havido tantas fugas de informação sobre processos em  segredo de justiça ,  é considerada a melhor PGR de todos os tempos, pode continuar a encolher os ombros   e fingir que não é nada com ela.
Quem quiser continue a acreditar que o único tipo que está preso por ter fornecido informação a um assessor jurídico do SLB, braço direito de LFV, foi apanhado por acaso. 
E os mais ingénuos continuem a pensar que as informações passadas a Paulo Gonçalves diziam apenas respeito a processos desportivos.
Por mim, prefiro continuar a acreditar em contos de Fadas e que Joana Marques Vidal é  a Bruxa Má disfarçada de Fada Madrinha.
Quanto à SIC, espero que deixe rapidamente de confundir informação e jornalismo com as práticas do CM. Pode ser apelativo em termos de audiências mas, mais cedo ou mais tarde alguém irá lembrar ao militante nº1 as palavras do poeta:
"...naquele engano d'alma ledo e cego
Que a fortuna não deixa durar muito (...)" 

12 comentários:

  1. Será por isso que se esqueceram dos Panama papers? Já tinha deixado de ver a sic e o nojento expresso em que o R. costa, deve ter um ódio de morte ao irmão, ou então só pensa em ganhar mais algum. nem me apetece falar destas misérias humanas. também acho que o Carlos, não tinha de meter aqui o futebol, porque eu também tenho nojo de um gajo do norte, que dia que é rico porque ganha bem, mas eu acho que ele deve ser pior ou igual que o neo-nazi machado, pelo menos em cadastro. não preciso de provas, factos há muitos. deve saber que estou a referir-me a um líder duma claque. lembra-se de eu lhe ter chamado anjinho por causa do ar de santo do rapaz a tentar dominar as hostes revoltadas no campo dos canários? Depois diga que sou eu que não gosto de pessoas do Porto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meti o futebol, porque o caso que cito é um exemplo perfeito de que o MP só não descobre as fugas de informação, porque não quer, Anphy.
      Não vejo por isso a razão de vir despejar mais ódio à gente do norte,. Criminosos, imbecis e assassinos há em todos os clubes, mas se visitar uma prisão, constatará que há mais cachecóis de um determinado clube.
      Às tantas, a Anphy também pensa que os energúmenos que no domingo fizeram desacatos à porta do estádio da Luz eram nortenhos.
      Quer que lhe diga uma coisa com toda a sinceridade e amizade? Esse seu ódio às gentes do Norte entra no foro clínico. Deveria procurar ajuda, porque essa postura é totalmente inadequada nos dias de hoje. Como é algarvia, faço-lhe apenas uma pergunta: alguma vez assistiu a um jogo Farense- Olhanense? Eu já. E fiquei esclarecido sobre a superioridade civilizacional dos algarvios.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Só depois do arrazoado que publiquei é que vim ler novamente o comentário do Carlos e vi que estava a falar a sério. Então resolvi apagar para não incomodar as pessoas. O Carlos poderá sempre ler porque fica com cópia. Eu pensava que este espaço na blogosfera era para troca de ideias, para distrair e brincar um pouco, não para afinar, porque eu como sou brincalhona não costumo ofender-me, mas nem sempre as pessoas entendem o meu ar torcido de dizer as coisas. Paciência!

      Eliminar
    5. Claro que este espaço é para troca de ideias, como sempre foi desde o início, Anphy e por isso fez mal em apagar os seus comentários, porque não ofendeu ninguém.
      O que em encanita, sinceramente, ( mas não ofende) é o seu ódio aos nortenhos. Como se fossemos todos selvagens, agiotas, matarruanos e primitivos. Há muito boa gente no Norte, como em todo o país.

      Eliminar
  2. Minh'alma está parva.
    Anda tudo doido???

    ResponderEliminar
  3. Eu já não tenho palavras para descrever o que acho sobre o que está a passar-se na Sic!
    Como muito bem diz o Carlos, investigação?! Coligir umas gravações, encher, atar e pôr ao fumeiro como o chouriço espanhol?!
    No processo de condenação do Lula, independentemente do homem ser ou não culpado, as notícias vindas a "público" pela Globo fazem parte dos autos como provas concludentes. Por cá a coisa ainda não é oficialmente tão declarada, mas estamos no bom caminho, já que o trabalho de campo de alguns canais de televisão e da imprensa escrita está a dar frutos.
    O que está a passar-se na Sic é medonho!Com Sócrates, ou sem Sócrates, apenas vejo um cidadão exposto, desprotegido pela justiça. Sinto um misto de medo e de descrédito total pela grande meretriz em que se tornou a justiça portuguesa.
    Quanto ao futebol, faz o Carlos muito bem em o abordar num espaço que é seu, sobretudo porque gera picardias: umas que me fazem sorrir, outras que me causam espanto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Célia. Não está em causa a pessoa, mas sim a prática reiterada de dar aos órgãos de comunicação social informação que nunca pode ser pública
      Beijinho

      Eliminar
  4. Há muito que o termo 'investigação' deixou de fazer parte do léxico do jornalismo tuga.
    Mais ou menos relacionado com a atitude, temos o célebre 'imbestigue-se', saído algures em modo irónico e que nos atira para o Norte.
    Provocaçãozita à parte, vamos ao lado sério da coisa: a SIC tornou-se um nojo, o Expresso não presta. Não é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar