quinta-feira, 1 de março de 2018

Ó Cristas, Ó Cristas, tanta malandrice à vista!




Ontem, durante o debate quinzenal, Assunção Cristas atacou António Costa por causa da limpeza das matas. 
Por vias travessas, depois de várias acusações ao governo, questionava a líder centrista o dever dos privados na limpeza das matas, sugerindo que essa tarefa devia ser da competência do Estado. 
António Costa reagiu acusando Assunção Cristas de nada ter feito para fazer cumprir a legislação de 2006 e lembrou que "é aos privados que compete fazer a limpeza do espaço florestal privado".
É verdade que se o governo em funções tivesse sido mais rigoroso na fiscalização do cumprimento da legislação em vigor, os incêndios de 15 de Outubro não teriam tido aquelas proporções.
Em primeiro lugar, porque as autarquias teriam desempenhado as tarefas  que a legislação lhes atribui em vez de, 10 anos depois de a legislação ter entrado em vigor, virem reclamar que não têm dinheiro.
Em segundo lugar, porque as pessoas não arriscariam  violar a lei fazendo queimadas com aquelas condições atmosféricas.  
Finalmente, se a lei fosse integralmente cumprida, os senhores Párocos que em conluio com  os autarcas andam a patrocinar romarias incendiárias, teriam mais recato nas manifestações de fervor religioso, deixando de acoplar às procissões o habitual foguetório incendiário. 
O busílis na interpelação de Cristas porém, não é esse.  É a insistência da direita em submeter o Estado aos superiores interesses dos  privados.  Para a direita, os privados devem ficar com o lombo e o Estado com o osso.
Ao fim e ao cabo a mesma postura que PSD e CDS têm relativamente aos subsídios ao ensino privado, enquanto se opõem de forma veemente à distribuição gratuita de livros no ensino público.

5 comentários:

  1. Aplaudo. É a primeira foto da Cristas que me apetece olhar mais de 1 segundo. Obrigado por isso. ;)

    ResponderEliminar
  2. Mas gostei da resposta de António Costa à encarniçada Assunção.

    ResponderEliminar
  3. Não estamos habituados à apetência da direita por tudo o que é privado?
    Costa esteve bem.

    ResponderEliminar
  4. Nem sei se comente esta bacorada da Sr:ª Cristas. Pensando um pouco, acho que no mínimo esta coisa, merece um reparo; um reparo à sua prestação ou à falta dela como Ministra. Como Ministra, todos sabemos que nada fez, nada promoveu em favor da agricultura e das pescas, ela a Sr.ª Cristas, que aliás é a única coisa que tem; as Cristas, portou-se indecentemente na sua acção governativa. Foi uma nódoa. Isto não significa que eu defenda a actuação deste governo perante as catástrofes que destruíram grande parte das nossas florestas e aldeias, e as mortes. Simplesmente afirmo, como cidadão atento, que esta Sr.ª perdeu mais uma oportunidade de estar calada.

    ResponderEliminar
  5. A oposição está a deixar o PS ganhar a maioria por falta de comparecência.

    ResponderEliminar