sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Aviso aos leitores

Lamento ter de comunicar aos leitores que, pela primeira vez em 10 anos, sou obrigado a recorrer à moderação de comentários.
Quem tem um blog deve sujeitar-se às críticas ( muitas delas justas) mesmo que lhe desagradem, mas não está obrigado a suportar a ordinarice de alguns adeptos benfiquistas que não sabem comportar-se.
Jã avisei aqui várias vezes que em matéria clubística não sou isento. Admito que por vezes possa ser provocador, mas nunca faltei ao respeito aos adeptos de outros clubes.  
Admito que não gostem que eu lembre que no tempo do abortado Apito Dourado, o FC do Porto continuou a ganhar competições europeias, mas que o mesmo não aconteceu com o SLB que este ano bateu o triste record de ser a pior equipa  portuguesa de sempre nas competições europeias.
Eu compreendo que os benfiquistas andem irritados  com o que se vai sabendo sobre o "modus operandi" do SLB nos últimos anos para conquistar títulos, mas lembro que também ouvi as maiores alarvidades de adeptos benfiquistas sobre o Apito Dourado, apesar de o FC do Porto continuar a demonstrar a sua classe vencendo competições europeias.  Pimenta no cú dos outros é refresco, por isso, está na altura de experimentarem o outro lado.
Eu compreendo o desespero de alguns adeptos benfiquistas. Não é fácil conviver com a ideia de que alguns dos últimos campeonatos podem ter sido ganhos com batota. Um rude golpe para quem anda há anos a esgrimir um Apito Dourado ( apesar das absolvições nos tribunais e na justiça desportiva) e a jurar a pureza das suas conquistas.
É muito duro andar a acusar adeptos de clubes rivais de malfeitorias por provar e, depois,   ter de reconhecer, perante factos comprovados, que entre as claques do SLB existem criminosos que matam adeptos adversários e inutilizam atletas.
Eu compreendo o desespero de alguns adeptos, mas não admito a nenhum que venha para aqui com linguagem de carroceiro insultar a minha falecida Mãe. 
Se pensam que me vão condicionar com essa linguagem de estábulo, estão enganados. Continuarei a exprimir aqui a minha indignação com o que se está a passar nos bastidores do futebol português, a criticar o imobilismo da FPF e da Liga, outrora tão lestos a condenar clubes e dirigentes que a justiça civil absolveu.
Se quiserem fingir que não há emails,tráfico de influências, jornalistas comprados, árbitros condicionados, tudo bem.  Mas façam-no civilizadamente e não se comportem como se estivessem na estrebaria. 
Enquanto existir,  este Rochedo será limpo. Daí que seja obrigado a recorrer ao Exame Prévio para desinfestação dos insectos que gostam de vir para aqui depositar os seus excrementos.



10 comentários:

  1. Infelizmente os excessos que não são exclusivos de Benfiquistas estão por aí qual esgoto a céu aberto fruto de uma insanidade geral que se acentuou com a chegada de Bruno de Carvalho ao futebol.

    Já vi o nosso futebol descer muito baixo, mas mantinha uma certa cortesia entre comentadores, entre dirigentes e adeptos com as costumeiras excepções. Podia-se conviver.

    Actualmente o boato, a insinuação, a maledicência e a indignidade tomaram conta da quase generalidade dos opinion makers, promovendo-se figuras duvidosas e programas que cultivam a estupidez.

    Quanto aos temas que aborda, sobre emails, adeptos assassinos, apitos dourados e outros são tão extensos para comentar que me abstenho, concordando em parte com algumas conclusões e discordando completamente com outras.

    Saudações desportivas
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlinhosamigo

    Embora não o tenha, amas assino-me por baixo o teu comentário!

    Neste principio do ano envio-te um Ano + Santo Natal Feliz + um belo dia de Reis.

    Abç do teu amigo
    Henrique, o Leãozão

    Tive uma recaída da bipolar que começou em Goa e durou quase um ano; o meu irmão Braz tem um cancro em função terminal; eu próprio por causa duma pneumonia agravada baixei ao Hospital de Santa Maria Onde estive dez dias em tratamento até me darem alta. Arreporra que é demais!

    ResponderEliminar
  3. Quem semeia ventos, colhe tempestades. Quem se assume num dos lados da barricada, tem de prever que o outro irá, também, dar luta. E não percebo até que ponto os brilharetes na Europa do futebol absolvem as diatribes internas. Como achar que, neste esgoto que é o mundo à volta do futebol, os "culpados" são os outros, é no mínimo naif. Eu prefiro pensar, como vi/ouvi algures, que o futebol é a coisa mais importante das coisas que não têm importância nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais dsie acordo.
    São tão carroceiro os adeptos como o presidente e o papagaio Vitória.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, encontramos "linguagem de estábulo" em adeptos de todos os clubes. Não defendo esse tipo de linguagem, por isso não a pratico e incomoda-me lê-la onde quer que seja.
    Termos que recorrer à moderação de comentários por causa de meia dúzia de anormais que passeiam a sua má educação/formação por aí, é triste.
    Por essas e por outras o meu blogue tem, também, a moderação de comentários activa. Costumo dizer que na minha casa só entra quem eu quero.

    Tenha, caro Carlos, um óptimo fim de semana.
    Um abraço benfiquista.

    ResponderEliminar
  6. Força Amigo Carlos um abraço.!

    ResponderEliminar
  7. Carlos amigo, agora fiquei num dilema: Por norma não comento onde alguém se julga no direito de sancionar o que eu escrevo. Eu sou livre e responsável por aquilo que digo e penso. Já algumas vezes me aconteceu fazer um comentário sobre qualquer assunto que vejo publicado e quando leio que será publicado depois de aprovação só não apago se não puder. Acho que se perde toda a vitalidade, espontaneidade e ligação em tempo real. É fácil eliminar os comentários indignos que alguém possa fazer ou bloquear essa pessoa, agora estar no meio que é público só para se ter o seu particular cantinho de exposição pessoal de vaidades, não vai com o meu gosto. Não me refiro propriamente a si que devido a várias circunstâncias pode não estar sempre presente para o que possa surgir. Pense no assunto e esqueça qualquer alarvidade que só fica mal a quem as diz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente consigo Anfitrite e foi muito penoso tomar esta decisão. Eu já tentei bloquear alguns, classificando-os como spam, mas depois eles aparecem com outros nomes. É que estes capangas do LFV conhecem bem as regras dos traficantes de droga e seguem-nas a preceito. Estou a estudar a possibilidade de moderar apenas os comentários dos posts sobre bola, mas não sei se isso é possível, como no FB. Se puder dar-me uma ajuda, ou uma dica, agradeço.

      Eliminar
  8. Foi por causa de alguns labregos que me vi forçado a tomar a mesma decisão, Carlos.
    Pior do que ofenderem-me, ofendiam outras pessoas utilizando o meu blogue.

    ResponderEliminar