 |
Kayin people Myanmar |
Lamento muito informá-lo, caro Presidente Marcelo, mas ao contrário do que costuma apregoar por aí, os portugueses não são o povo mais generoso do mundo. Eu sei que não é o único a ver nos tugas virtudes que eles não têm mas, em virtude da gravidade da notícia que ontem me chegou, achei por bem informá-lo em primeira mão do nefasto acontecimento.
Na verdade, professor Marcelo, os portugueses não só não são o povo mais generoso e solidário do mundo, como nem figuram no pódio. Nem sequer nos 10 primeiros lugares. Pior ainda, senhor Presidente ,não estão entre os 20, nem entre os 50, nem mesmo entre os 100 povos mais generosos do mundo!
O povo cuja generosidade V.Exª não se cansa de enaltecer, ocupa um modestíssimo 104º lugar no ranking dos povos mais generosos do mundo.
A terrível notícia foi dada pela Fundação Mundial para a Ajuda e Caridade, no dia Mundial da Bondade, que se assinalou na segunda-feira, 13 de Novembro.
Espero que esta notícia não o abale e até o incentive a prosseguir a sua política dos afectos. Já agora, senhor presidente, sugiro-lhe a visita aos três países mais generosos do mundo, onde os seus afectos serão certamente retribuídos com algo mais singelo e menos sofisticado do que as "selfies", mas com muita bondade.
São eles: Myanmar , Indonésia e Quénia. Quem os conhece percebe bem porquê e nem sequer estranha que Myanmar ocupe o 1º lugar pelo quarto ano consecutivo.