Tenham uma boa noite, com RICOS sonhos.
terça-feira, 23 de maio de 2017
Memórias em vinil (CXL)
Tenham uma boa noite, com RICOS sonhos.
Leva lá a bicicleta, Pedro!
Marcelo Rebelo de Sousa percebeu, finalmente, que Passos Coelho estava a precisar de colinho.
No dia em que Bruxelas anunciou a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, deu os parabéns ao governo e a Passos Coelho pelo sucesso alcançado.
A pedagogia da intervenção de MRS fez-me lembrar a do tipo que, já farto da choraminguice e lamentações do amigo, por ser incompreendido por toda a gente e ninguém lhe dar razão nem reconhecer os seus méritos, um dia desabafa:
- Está bem, tens toda a razão, leva lá a bicicleta!
Ao ouvir as palavras de Marcelo, Passos Coelho abriu a boca de orelha a orelha, num sorriso que já não se lhe via há muito.
Mas foi por pouco tempo. Horas depois, esta notícia da Moody's deixou o ex- pm à beira de nova depressão.
Caso para dizer:
- Leva lá a bicicleta Pedro, mas tem cuidado. Não te estampes.
Gato escondido...
Os bancos portugueses ficaram escaldados com os incumprimentos do crédito à habitação. Agora, que a recuperação económica é visível e os portugueses parecem querer voltar a endividar-se como se não houvesse amanhã, é natural e saudável que não queiram cometer o mesmo erro de anos anteriores e se tornem mais exigentes e cautelosos na concessão de crédito.
Alguns bancos estrangeiros viram na prudência dos bancos portugueses uma oportunidade de negócio e decidiram entrar nesse apetecível mercado, outrora "reservado" aos bancos nacionais .
É óbvio que esses bancos não concedem créditos a quem queira comprar um T0 na Reboleira. Os clientes que lhes interessam são os que têm mais olhos que barriga e pretendem empréstimos para adquirir casas em locais considerados de alta rentabilidade.
É que os bancos olham para estes clientes como potenciais incumpridores e o aliciante de poderem vir a ficar com as casas e (re)vendê-las por um preço interessante a clientes estrangeiros que pretendam investir em imobiliário em Portugal é visto como uma boa oportunidade de negócio.
Subscrever:
Mensagens (Atom)