Esta foi, até agora, a canção portuguesa mais bem classificada no Festival da Eurovisão.Não acho piada nenhuma à música, mas a Eurovisão tem destas coisas.
sábado, 13 de maio de 2017
Memórias em vinil (CXXXII)
Esta foi, até agora, a canção portuguesa mais bem classificada no Festival da Eurovisão.Não acho piada nenhuma à música, mas a Eurovisão tem destas coisas.
Chazinhos da Paróquia (13)
Lamento informar os leitores que apreciavam esta rubrica, que os Chazinhos vão sofrer um corte drástico durante os próximos meses.
Estamos a chegar ao Verão, os dias estão cada vez mais longos e a permanência diante de um ecrã de computador é cada vez menos apetecível. O tempo escasseia ( e, confesso, a paciência para as pesquisas também) as temperaturas a subir são pouco convidativas para um chazinho ( a não ser quem,como eu, goste dele frio).
Por todos estes motivos, até ao Outono, os Chazinhos deixarão de ser descritivos e passam a ser meramente indicativos ( o que não impede que, uma vez por outra, não abra uma excepção).
Entretanto, aos que ainda não reservaram um lugar no Marquês de Pombal para festejar o tetra, sugiro que recordem as sugestões de passeios que fui dando durante o Inverno e, para os mais abonados, proponho que reservem uma viagem ao Douro no comboio presidencial. São 500€ por pessoa, mas é uma experiência inesquecível. A última viagem será amanhã, mas haverá mais 20 em setembro e outubro, sempre acompanhadas ( gastronomicamente) por chefes com estrelas Michelin - uma garantia de que não ficarão empanturrados com a comida. Não se atrasem, porque as viagens costumam esgotar.
Esta semana fico-me mesmo por Lisboa, mas sugiro viagens pelo mundo inteiro sem sair da capital.
Para começar, não pode perder a exposição de fotografia de João Pina, "Operação Condor".
Para os menos familiarizados com as questões da América Latina, esclareço que "Operação Condor" era o nome de código utilizado pelos serviços secretos das ditaduras militares sul americanas, nos anos 70 e 80, para designar a operação que visava aniquilar todos os movimentos de esquerda na região.
A exposição está patente no Torreão Poente da Praça do Comércio até 18 de Julho. Não pode perder!
Outra exposição de fotografia que não pode deixar de ver é a "World Press Photo".
Até ao próximo domingo ( 21 de Maio) vá ao Museu Nacional de Etnologia e veja as melhores e mais premiadas fotos da edição deste ano do mais prestigiado prémio de fotojornalismo, que é uma referência a nível mundial.
Aproveite o fim de semana para apontar na sua agenda que de 18 a 21 de Maio se realiza a segunda edição da ARCO e, à noite, não se esqueça que Salvador Sobral vai actuar no Eurofestival da Canção. Se por acaso ficar desiludido, porque ele não ganhou, sugiro-lhe que passe pelo Crónicas do Rochedo ao final da noite. Talvez lhe interesse o que reservei para si.
Finalmente, para livro da semana, escolhi o último livro de um autor latino americano, cuja leitura concluí esta semana:"Cinco Esquinas" de Mário Vargas llosa .
Os leitores que me seguem há mais tempo, sabem o que penso do escritor peruano e da sua reviravolta ideológica, mas isso não me impede de continuar a apreciar a sua escrita e os seus livros.
Em "Cinco Esquinas", Vargas Llosa parece querer fazer um ajuste de contas com o regime escabroso de Fujimori e a alta sociedade limenha.
Em "Cinco Esquinas", Vargas Llosa parece querer fazer um ajuste de contas com o regime escabroso de Fujimori e a alta sociedade limenha.
Utiliza para isso como principais figuras a figura nojenta do director de um pasquim, que (se) serve (d)o regime, um industrial milionário e um advogado poderoso, cujas mulheres se envolvem num romance lésbico escaldante ( Hélas! Llosa explora pela primeira vez o erotismo e sai-se muito bem, convenhamos), um declamador decadente e uma figura sinistra do regime conhecida por Doutor.
O livro lê-se com muito agrado até ao momento em que se começa a suspeitar que tudo vai acabar em modo telenovela das 5 . Daí que no final tenha ficado com uma sensação de frustração.E foi pena, porque não foi a isso que o escritor peruano me habituou
Tenham um bom fim de semana e divirtam-se.
Subscrever:
Mensagens (Atom)