A banda "The Who" foi uma das mais controversas, mas também das mais emblemáticas e revolucionárias bandas rock dos anos 60.
Uma das suas "especialidades" era destruir todo o material no final dos seus concertos, como poderão constatar na introdução de "My Generation" ( clip acima)
Mas Peter Townshend que juntamente com Roger Daltry ( viria a seguir uma carreira a solo num estilo bastante diferente) formou a banda inicial, era um rebelde eternamente insatisfeito e com projectos de ruptura no rock dos anos 60.
Se um dos maiores sucessos dos "The Who" foi o album "Live at Leeds" ( eu prefiro "Quadrophenia", mas gostos não se discutem) considerado o melhor álbum ao vivo de todos os tempos, a ópera rock "Tommy" terá sido o seu projecto mais emblemático.
Não tenho o LP, mas tive ensejo de ver a ópera ao vivo e de comprar a cassette que, durante muitos anos, foi minha companheira de viagem.
Porque se trata de um trabalho uno e indivisível, deixo aqui o trabalho completo gravado durante um concerto nos EUA, para que os amantes da banda possam desfrutar dele na plenitude.