sábado, 11 de novembro de 2017

Lição da semana

Quando estiveres diante de um egoísta empedernido, não o critiques. Pede-lhe apenas para imaginar que é o único sobrevivente de um holocausto que dizimou a espécie humana. Depois pergunta-lhe:
- Que farias se estivesses sozinho no mundo?

5 comentários:

  1. Caro Carlinhosamigo

    Lá diizia o pulha e Santa Comba Dão Orgulhosamente sós

    Abç e BFDS do
    Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  2. e eles eram capazes de lhe responder que iam tratar da vida. Os mais egoístas (todos somos egoístas e sofrer de algum egoísmo parece-me protector) não sabem que o são, não dão por isso, o que num egoísta me parece normal. Alguns ficam mesmo ofendidos se lho manifestamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ser egoísta é capaz de ser um pouco normal, mas eu nunca fui egoísta e sempre abdiquei em favor dos outros. Não foi por bondade. Infelizmente nunca mudei desde criança, apenas no conhecimento, mas esse ainda me tornou mais infeliz. Aqui o Carlos não está a falar de egoístas bons. Está a falar de pulhas e esses nunca mudarão. Eu não acredito em grandes mudanças, nem em grandes reabilitações. no outro dia o A. Damásio deu o exemplo de estarem dois bebés ao pé um do outro e de dar-mos alternadamente a um e a outro qualquer coisa para comer. Se falhar-mos uma vez a um, ele começa logo num berreiro incrível. Portanto nós já nascemos assim. Há gente domesticada muito recalcada. Se um dia lhes derem oportunidade o que eles não farão. Veja também o comportamento das massas em multidões. Ninguém raciocina.

      Eliminar
    2. Basta ver as reacções das pax nas redes sociais, para nos desiludirmos totalmente com a espécie humana...

      Eliminar
  3. Uma pergunta difícil de responder.

    Vou continuar a refletir sobre uma possível resposta.

    ResponderEliminar