terça-feira, 17 de outubro de 2017

Frida e outras histórias




Em Setembro, após  um dos  terramotos que abalaram o México,  a  cadeia de televisão Televisa noticiou a existência de uma menina  que estava debaixo dos escombros  de uma escola. Chamava-se Frida Sofia. Uma jornalista conseguiu falar com a menina  e ouvir-lhe o choro. Outros, de jornais locais, ouviram-na pedir água e outro ainda viu a criança mexer um bracinho a pedir socorro. A Marinha mexicana identificou Frida Sofia como sendo uma criança de 12 anos que não morrera durante o abalo, porque se escondera debaixo de uma mesa de granito. 
 O México inteiro emocionou-se com a história. Brigadas de salvamento  foram deslocadas para o local e desdobraram-se em esforços para salvar Frida Sofia. A comunicação social noticiou que os bombeiros tinham conseguido, com uma mangueira, dar água à menina. 
A CNN  acrescentou que entrara em contacto com Frida Sofia e a criança dissera que tinha  mais crianças junto dela, à espera de serem salvas  O suspense durou dois dias.  O México ficou colado aos  televisores, emocionado, durante dois dias. 
Até se perceber que a história era falsa. Não havia criança nenhuma sob os escombros. A notícia foi dada inicialmente pela Marinha, baseada em testemunhos de socorristas e populares... 
A Televisa baptizou a menina de Frida Sofia e continuou a alimentar a história, enquanto pôde,  mesmo depois de a Marinha a ter desmentido. As audiências justificavam que a história não morresse tão depressa.
Por cá, foi noticiada a morte de um bebé de um mês durante os incêndios de domingo. A Protecção Civil, baseada em testemunhos populares, confirmou a morte, mas   o CDOS de Coimbra ( onde teria entrado o cadáver) não confirma.
Se bem se lembram, durante o incêndio de Pedrógão, também foi noticiada a queda de um Canadair espanhol e a morte do piloto. Quatro meses depois ambos se encontram bem. Porque nunca existiram.
Onde quero chegar com isto? A lado nenhum. Apenas à constatação de que hoje é preciso estar muito atento para destrinçar o que é notícia do que é telenovela ou reality show.

3 comentários:

  1. Cada vez mais é necessário dar tempo ao tempo para perceber quais são as notícias e quais são os boatos, Carlos.
    Homem prevenido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... vale por dois 😂

      Espero que a noticia da demissão da ministra da administração não seja "fake news".

      Eliminar