quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Those were the days (47)


O "La Gondola", um dos mais icónicos restaurantes de Lisboa, vai encerrar portas no próximo domingo.
Abriu  em 1943, na Av de Berna ( quase esquina com a Praça de Espanha) mas só o conheci no final dos anos 60. Lembro-me da primeira vez que lá entrei, levado pela minha irmã e pelo meu cunhado. Fiquei de imediato "agarrado" àquele jardim-esplanada, mas também à comida italiana, de que  La Gondola foi- segundo creio- o primeiro embaixador em Lisboa e, muito provavelmente, em todo o país.
Nos anos 70 comecei a ir lá almoçar com amigos do Porto que vinham a Lisboa, com os meus "counterpart" do PNUD, ou com a Natália e alguns amigos do "Botequim". Por ali amesendei com políticos que muito apreciavam o local pelo recato que permitia e a inspiração que propiciava.
Também  ia lá  amiúde  jantar com uma namorada libanesa que morava nas Avenidas Novas. A sua morte prematura e, posteriormente, a minha partida para a Suécia, afastaram- me do La Gondola mas no final do século passado, quando regressei da Argentina, voltei a fazer algumas incursões àquele espaço que, com prazer, encontrei quase inalterado. 
Não ia lá muito, é verdade, mas como trabalhava no Saldanha, por vezes refugiava-me ali a almoçar. Ia quase sempre sozinho. Ora porque queria estar em recolhimento, a desfrutar das recordações daquele espaço ímpar ( em minha opinião, só a esplanada do restaurante do Clube de Jornalistas rivaliza com La Gondola), ora   porque queria redescobrir sabores de outrora. 
La Gondola vai encerrar para que ali seja construída a sede do Montepio. É a Lei da Vida dirão alguns. Aceito. No entanto, pergunto: não seria o La Gondola elegível para o programa Lojas com História da CML?
Não fico à espera de resposta. Hoje tenho de ir a Lisboa e vou jantar ao "La Gondola" para me despedir. Como se faz com um amigo quando parte para sempre.

3 comentários:

  1. Penso que não conheço...mas pela foto parece-me muito acolhedor.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. O primeiro a dar a notícia por estas bandas foi o Arnaldo.

    ResponderEliminar
  3. Boa ideia. Não sabia da existência do espaço. Agora que sei, vai fechar. Que se pode dizer?!

    ResponderEliminar