O restaurante / snack-bar Galeto abriu as portas há 50 anos com grande alarido e propaganda. Restaurante de luxo nas Avenidas Novas, tinha ofertas diferentes e até arrojadas para a época. Durante muitos anos foi ponto de encontro obrigatório para muitos lisboetas e de referência para muitos que vinham a Lisboa.
Vir à capital e não ir ao Galeto, era quase como ir a Roma e não ver o Papa
O sucesso do Galeto levou a que outros empreendedores da época investissem em espaços semelhantes. O exemplo mais marcante foi o snack bar do Apolo 70.
Os tempos mudaram, a qualidade da comida do Galeto já não é a mesma ( chegou mesmo a ser encerrado pela ASAE), mas a verdade é que enquanto os sucedâneos encerraram todos, o Galeto mantém as portas abertas e continua a ter enchentes, como constatei na noite de domingo quando fui lá comer um combinado.
O mais curioso é que apesar das constantes propostas culinárias inovadoras que vão surgindo em Lisboa, o Galeto mantém quase inalterável as propostas gastronómicas, desde o dia da abertura. Os mesmos combinados, os mesmos doces, os mesmos gelados. E até os pratos do dia são quase os mesmos de sempre.
Será mais isso e não tanto a qualidade que justifica a inclusão do Galeto nos 60 "Estabelecimentos com História" da cidade de Lisboa. Mas, reconheça-se, é uma distinção merecida.