Não tenho seguido com muita atenção a campanha para as presidenciais, mas deu para perceber que os apoiantes de Maria de Belém escolheram Sampaio da Nóvoa como adversário directo da sua candidata.
É uma estratégia, no mínimo bizarra, que demonstra aos mais distraídos o que é o actual PS.
Ao lado de Maria de Belém estão os homens do sistema, confortáveis com o Centrão e todas as comodidades, benefícios e prebendas que lhes confere. (Lamento que Manuel Alegre e outras destacadas figuras que muito prezo estejam desse lado, mas não me surpreende).
Ao lado de Sampaio da Nóvoa o PS renovado, que regressou às suas raízes e respeita o seu passado, vendo nos partidos da esquerda os seus aliados naturais.
Ainda bem que esta clivagem se deu durante as presidenciais, porque o rescaldo vai ser penoso mas ainda haverá tempo de sarar feridas e separar as águas até às próximas legislativas.
Duvido que haja segunda volta mas, se houver, espero que não seja entre Marcelo e Belém pois, nesse caso, terei de me abster. Em Maria de Belém nunca votarei