sexta-feira, 15 de abril de 2016

Assim se fala em bom português:o BE tem um problema com as preposições!

O Bloco de Esquerda quer mudar o nome do cartão de cidadão, porque "não respeita a igualdade de género".
Embora num país cheio de problemas esta exigência me pareça demasiado folclórica para ser levada a sério, não vejo razão para se crucificar os bloquistas. Eu só tinha era medo que eles quisessem recuperar o nome inicial do Cartão dE Cidadão( é assim desde 2008, creio eu), porque isso poderia criar situações delicadas.
Foi por isso, com alívio, que li na imprensa de hoje que  a proposta do BE é que o Cartão dE Cidadão se passe a chamar Cartão da Cidadania.
Gostaria no entanto de lembrar aos bloquistas, que Cartão da Cidadania não resolve o problema da igualdade de género, apenas muda o sexo predominante.
Proponho por isso, aos bloquistas, que utilizem a preposição adequada e sugiram que a sigla CC passe a significar Cartão de Cidadania.
Às vezes, uma preposição faz toda a diferença.
Já agora, convidava-os a uma reflexão sobre o significado de cidadania. Não é por nada, é só para terem a certeza se o conceito de  "cidadania" se enquadra na função do CC.

7 comentários:

  1. É melhor que o BE se deixe de parvidades. Tal não tá a moenga! Andam tão certinhos e à maneira e de vez em quando têm de borrar a escrita. Ó mas que gente esta. Tão inteligentes para umas coisas e tão palermas para outras.

    ResponderEliminar
  2. O que nos faz mesmo falta é cidadania.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de corroborar a sua afirmação porque a Lei nº. 7/2007 de 5.02.2007 criou o "Cartão De Cidadão".

    ResponderEliminar
  4. Os senhores do BE ainda não perceberam.
    De resto, a sede de reivindicar é tanta que nem pensam.

    ResponderEliminar
  5. Não há paciência! Com tantos assuntos preocupantes e urgentes para resolver....
    xx

    ResponderEliminar