O resultado das eleições na Dinamarca parece premonitório quanto ao futuro da Europa. Apesar de ter tido mais votos do que em 2011 e ter sido o partido mais votado, o partido social democrata não conseguirá formar governo porque os seus parceiros de coligação tiveram severas perdas e não conseguiram eleger deputados suficientes para garantir a maioria da actual pm Helle Thorning Schmidt.
Já o partido conservador, apesar de ter perdido um quarto dos deputados que elegeu em 2011, conseguirá formar governo coligando-se com com o partido anti europeu e anti imigração.
Tenho a sensação de já ter visto este filme. Foi logo no início do ano, quando a RTP 2 exibiu a magnífica série dinamarquesa Borgen.