quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Depois da tempestade, venha a bonança

Terminam hoje quatro anos e meio de terror em Portugal. Termina hoje o período mais negro do Portugal democrático. Durante este tempo o governo que hoje cessou funções conseguiu transformar o país no segundo mais desigual da Europa, aumentando exponencialmente os níveis e número absoluto de pobreza, enquanto criava condições para que surgissem mais de 10  mil novos milionários por ano.
O governo que hoje termina funções caracterizou-se pela insensibilidade social, pela mentira, pelo desrespeito pela Constituição e pelas instituições em geral, por uma opção clara de atacar os mais fracos e por um desrespeito total pelo país, que vendeu ao desbarato e de forma pouco transparente, prejudicando sistematicamente os interesses do país.
Mas este governo também se caracterizou pela arrogância e pelo fomento da divisão entre os portugueses. Pôs jovens contra velhos, empregados contra desempregados, funcionários públicos contra privados e sempre olhou para as pessoas como empecilhos e para a democracia como um obstáculo.
Diria que o governo cessante, onde abundavam retornados ressabiados, se comportou como um grupo terrorista que tinha como único objectivo destruir o pais numa acção vingativa, quase de ódio aos portugueses, a quem Passos Coelho  chamou piegas e incentivou a emigrar.
É por isso, com grande alívio, que hoje os vejo partir, mas há uma coisa que lhes devo agradecer: o ódio aos portugueses foi tanto, que conseguiram unir a esquerda e devolver-nos a esperança. 
Sobre o governo que hoje tomou posse e as expectativas criadas, escreverei mais tarde. Sei que terá uma vida difícil mas, por agora, devolveu-nos a esperança. Por quanto tempo, veremos, mas a sensação de alívio por me ter visto livre de um grupo de bandidos provoca-me uma alegria quase tão desmesurada como o 25 de Abril.

11 comentários:

  1. senti-me sufocar durante todo este tempo.
    Já celebrei com champanhe...eu que nunca bebo , fiz questão e...até estou com calor.
    No dia que o boliqueime for para o poço, prometo beber novamente...E se vir um Costa de Gaia e um Paulinho ser apanhado pela justiça ?!...acho que tenho mesmo de ir apanhar o fresco da rua...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Que tenham sorte e saber para nos devolverem alguma esperança e alguma alegria de viver! Agora faltar livrarmo-nos do escavacado para sempre!!! Já chega!!

    ResponderEliminar
  3. Carlos
    Difícil acrescentar algo mais. Subscrevo!
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Carlosamigo

    Como vais de saúde? Oxalá o melhor possível

    Aplaudo e subscrevo.

    Mas creio que não te referes àstrombas do animal que deu posse ao novo Executivo e ainda teve o descaramento de lhe fazer ameaços. É uma vergonha (pelo menos para mim) ter um gajo em Belém, o pior Presidente desde o 25 de Abril e até do Tomás. É mau, vingativo, ressabiado, inculto, arrogante e espuma pelos cantos da boca (cloaca)!

    Depois de tamanha ausência vê lá o que aconteceu:




    Chegados de 12 excelentes dias na Roménia em casa de uns nossos Amigos, venho encontrar o problema que desde há quase dois meses me apoquenta. Como me mereces a maior Amizade, consideração e estima, passo a explicar a situação (com os pormenores possíveis…) inexplicável. Incrível mas, infelizmente, muito aborrecida

    1) O Google, sem qualquer aviso, muito menos explicação, removeu todos os meus blogues: primeiro, A Minha Travessa do Ferreira (perdi 13 anos de trabalho, textos, gravuras e listas de blogues que seguia bem como a dos meus seguidores), depois A Nova Travessa do Ferreira e até o Pulhítica ou Política
    2) Também perdi os imeiles que tinha: hantferreira@gmail.com e henrique7654321@gmail.com, que igualmente procurei mas também sem resultados;
    3) Porém, como sabes sou persistente (isto é teimoso como um burro de quatro patas) decidi passar para o SAPO.PT – onde agora estou, esperando que aqui possa ficar… Nunca se sabe, mas continuarei a atacar aqueles que – para mim – o merecem: o defunto (des)Governo, o Asno de Belém et aliud
    4) Talvez tenha sido este o motivo da misteriosa “desaparição”… Estes senhores (???) eram capazes de tudo…
    5) Informo que a partir de agora, o meu imeile é henrique20091941@sapo.pt e o blogue é e www.atravessadoferreira.blogs.sapo.pt Agradeço que tomes em conta esta informação
    6) É necessário também que saibas (estou seguro de que que sabes..) que Roma e Pavia não se fizeram num dia… Ainda estou a “reorganizar a minha cabeça” e a adaptar-me ao SAPO com imensas dificuldades. Por isso peço a quem usar igualmente o SAPO que se me dirija para me AJUDAR. Os meus telefone são o fixo 21 390 8267 e o móvel 91 281 0762 Apenas para me indicar os teus, a fim de te ligar eu. Antecipadamente, muito obrigado.
    7) Portanto, igualmente te rogo que aguardes com a necessária PACIÊNCIA que se resolvam todos os problemas. Apenas te dou um exemplo do que me aconteceu: perdi mais de 1 300 endereços – dos quais já consegui recuperar, com a colaboração de gente amiga (por exemplo o Jorge Goulão) cerca de 650,,, E ainda “foram pelo cano abaixo” os blogues que me seguiam, bem como os que igualmente eu fazia… Porém, uma vez mais (com a colaboração do Gonçalo Pereira Rosa) estou a recuperar mais outros. Também te peço para avisar as/os que o faziam para me enviar quer os endereços de imeile, quer o dos respectivos blogues.
    8) Estou muito feliz pois o meu novo imeile já funciona e o blogue também (ambos esperam por alguns acertos, nada de muito importante). Já recebi vários comentários a quem, como sempre, tenho respondido. Espero por ti
    Já vai longo o imeile, mas tinha de te comunicar este lamentável e desastroso assunto. Igualmente endereço a todas/os o meu muito obrigado

    ##########

    Entretanto, não posso deixar de exarar o meu repúdio pelas tragédias/crimes abominável e miseravelmente ocorridas por parte do auto proclamado Estado Islâmico; o avião russo, os ataques em Paris, o assalto ao hotel em Bamako e muitos mais outros todos temos o dever de combater os fanáticos criminosos, embora corramos o risco de criar novos “mártires” em nome de Alá! Mas, ficar de braços cruzados – nunca!

    Abçs do Henrique, o Leãozão (indomável)



    ResponderEliminar
  5. Carlos,
    Não tendo grande fé neste Governo (o que nasce torto tarde ou nunca se endireita) desejo sinceramente que governe bem, que consiga apaziguar e unir o País, que melhore a vida das pessoas.
    O que havia para discutir, para concordar ou discordar, já não faz qualquer sentido.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  6. Este governo não nasceu torto. Só vê assim quem é zarolho. Como eu me sinto aliviada apesar de saber que para mim não virão benefícios, a não ser a paz de espírito de ver o meu país dentro duma certa humanidade. Não vai ter a vida fácil como já disse até porque os números não são nada animadores e dentro em breve outras crises virão. Mas ao menos temos alguns que lutam por ideais, não só por dinheiro. Vão tentar, mas só quem não tem rabos de palha teve coragem para ir para este governo, porque muitas cabalas vão ser criadas, por enquanto só se fala nos laços familiares e nos que têm a "mancha" de ter pertencido ao melhor governo de Sócrates e do País.
    Um fim-de-semana o melhor possível e que o ânimo vá subindo. Não se preocupe com o dia de amanhã porque ele não existe. Só temos o momento presente que já passou.

    P.S.- Como tive de comprar um novo computador voltei a ser a velha Anfitrite, apesar de também gostar muito de Atena. Lembram a Grécia antiga.

    ResponderEliminar
  7. ~~~
    Temos uma equipa governativa de gente inteligente e determinada
    que estão bem conscientes das dificuldades que se apresentam, a
    todos os níveis.
    Sabemos que vão estar, em primeiro lugar, ao lado dos portugueses.

    ~ Pior governo do que o que passou, vai ser difícil voltar a acontecer.


    ~ Ótima convalescença. Deixe um mimo lá pelos picos da roseira. ~
    ~~~~ Abraço cordial. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  8. Enfim, veremos como corre e espero de coração que corra bem e que a ESquerda entenda que não pode falhar.

    A Direita agora existente no nosso país , chefiada pelo reformado de Boliqueime .é um conjunto de criaturas arrogantes e rancorosas que tudo fará para prejudicar o actual Governo e o país.

    As tuas melhoras, amigo, e bom final de semana

    ResponderEliminar
  9. Com alguma esperança, aguardo o desenvolvimento.
    Para já, o programa do governo está aprovado.

    ResponderEliminar
  10. Escreve Carlos Barbosa "Diria que o governo cessante, onde abundavam retornados ressabiados". Ora há muitos nascidos em Portugal que fazem parte da direita ressabiada como muitos naturais das ex-colónias ou nascidos em Portugal e delas regressados que votam ou militam em partidos da "esquerda". Aliás ninguém diz que são"retornados" os portugueses que regrerssam a Portugal depois de terem emigrado para outros países da Europa ou das Américas.

    ResponderEliminar