domingo, 22 de março de 2015

Bibó Porto (42) - A Brasileira





A Brasileira é um dos mais emblemáticos cafés do Porto. Estabelecimento centenário (1903) por onde passaram várias gerações de portuenses ilustres, A Brasileira  passou pelo mesmo calvário de muitos outros edifícios históricos deste país.
Em 2013, depois de várias transformações e adaptações comerciais mal conseguidas ( numa das suas salas chegou a estar instalado um Caffe di Roma sempre às moscas), encerrou as suas portas. Muitos pensaram que só as abriria no dia em que um banco, recuperado da crise, a adquirisse.  
No Verão de 2014, soube-se que iria reabrir  como hotel de luxo, mas mantendo as salas de café e restaurante.
A reanimação de A Brasileira  fica a dever-se ao empresário e  ex-jogador do FC do Porto António Oliveira mas a data da sua reabertura, prevista para final do ano, pode estar comprometida.
Um grupo de larápios assaltou as instalações no último fim de semana pela calada da noite, roubando peças de valor incalculável: caixilhos e revestimentos em cobre, puxadores das portas, espelhos de alabastro, candeeiros originais e rodapés foram arrancados da sala principal, deixando as paredes praticamente despidas.
Além de peças de cobre, bronze  e ferro, algumas das quais com centenas de quilos,  levaram também o corrimão de toda a escadaria, cujo valor cultural e histórico incalculável.
Perdeu-se, assim, uma parte importante do património da cidade, vendido ao quilo e ao desbarato. Resta a esperança de as obras de recuperação mitigarem o desgosto da perda de um símbolo da cidade que talvez pudesse ter sido evitado, não fora a incúria de muitos e a esperteza dos larápios.

6 comentários:

  1. Que acção de bárbaros.

    Parto para o Porto no próximo sábado.

    Bibó o Porto!

    ResponderEliminar
  2. Neste caso não há nenhum motivo para festejar. Só para lastimar.

    ResponderEliminar
  3. Neste caso não há nenhum motivo para festejar. Só para lastimar.

    ResponderEliminar
  4. Quem roubou , já tinha comprador.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  5. Um must de cada vez que me desloco ao Porto!

    ResponderEliminar
  6. Lamento imenso esse roubo, espero que dêem a volta à situação da melhor forma.

    ResponderEliminar