quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

(A) Tração Fatal



Vai ser discutida hoje, na AR, uma petição apresentada em 2033 pelo Forum Cidadania LX que pretende a preservação da calçada portuguesa, como ex-libris de Lisboa.
Eu gosto imenso da calçada portuguesa, mas a falta de pessoal especializado no assentamento e a descuidada manutenção do pavimento tornam-na um martírio para quem anda a pé, especialmente em dias de chuva. 
 Lombas e afundamentos, que se transformam em lagoas por onde é impossível transitar, agravam ainda mais os riscos de queda  dos transeuntes. 
Quando as pedras estão muito polidas por força da constante passagem de veículos , a calçada portuguesa transforma-se num ardil que provoca inúmeras quedas, mesmo com tempo seco.
Por isso, sugeri aos autores da petição que incluissem um ponto  prevendo a proibição do trânsito automóvel e de mercadorias nas ruas onde exista calçada portuguesa. 
Não tendo sido incluído esse ponto continuaremos a assistir a quedas, idas para o hospital e cenas como esta que em nada contribuem para  a atracção turística da calçada portuguesa. 
Bem pelo contrário.

3 comentários:

  1. Calçada portuguesa que, por aqui, continua a ser um sucesso

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente é das poucas coisas portuguesas que detesto.
    É irregular, desnivelada e por isso uma pessoa cansa-se muito mais a andar, está sujeita a cair muito mais vezes, eu que o diga, quando era criança tropecei nela e parti um dente. Depois está sempre mal cuidada e esburacada, com pedras soltas por toda a parte e falta de pedras em muitas zonas. As raízes de árvores mais poderosas também dão cabo desta calçada em três tempos.

    Em suma, se fosse para termos uma calçada portuguesa sempre nivelada, sem buracos e bem polida como se vê por ex. dentro do Colombo, sem dúvida que queira uma calçada destas. Como quase nunca é assim, não obrigado!

    ResponderEliminar