 |
Esperemos que Platini, a Merkel da bola, não faça dos seus malabarismos habituais e a Champions decorra com toda a normalidade. |
O sorteio da Liga dos Campeões não foi de todo madrasto para as equipas portuguesas.
É certo que
o grupo do Benfica (
Zenit, Bayer Leverkussen e Monaco) não é pera doce. O Benfica dá-se mal com as equipas alemãs e Zenit e Monaco são treinadas por portugueses que conhecem bem Jorge Jesus. Qualquer das equipas pode ficar de fora da fase seguinte e da liga Europa ( O Mónaco, se não melhorar é o maior candidato) mas, em condições normais, todas podem aspirar a seguir em frente. É bom recordar que ano passado o Benfica teve um grupo fácil e não conseguiu passar, mas as equipas portuguesas costumam agigantar-se e ultrapassar obstáculos que parecem impossíveis.
Dentro das possibilidades que se colocavam ao Sporting, pode dizer-se que a equipa de Alvalade até foi bafejada pela sorte.Maribor e Schalke são equipas perfeitamente ao alcance dos verde-brancos que poderão acompanhar o Chelsea na passagem à fase seguinte. Mas se o duelo com os alemães for desfavorável aos de Alvalade, só uma hecatombe impedirá a presença do Sporting na Liga Europa, pois o Maribor é uma das equipas mais fracas desta fase de grupos.
Quanto ao FC do Porto,o sorteio foi amigo. Apesar do incómodo das viagens à Bielorússia e Ucrânia ( não só pela distância, mas também pelas condições climatéricas adversas), o FC do Porto tem todas as possibilidades de discutir o primeiro lugar do grupo, onde o Atlético de Bilbao ( eliminou o Nápoles no play off) tem uma palavra a dizer. Eu sei que o FC do Porto se empertiga quando a tarefa parece impossível e se desleixa um bocado quando tudo parece fácil ( como aconteceu ainda ano passado, por exemplo), mas seria uma enorme surpresa e uma decepção que os seus adeptos dificilmente aceitariam, se os azuis e brancos não passassem à fase seguinte. É mesmo legítimo exigir a Lopetegui o primeiro lugar no grupo.
Mas, repito, uma coisa é fazer previsões no papel. Outra, muito diferente, são os resultados. A equipa terá de melhorar muito para levar de vencida estes adversários, mas é isso que se exige ao treinador espanhol. Esta também será uma prova de fogo às suas capacidades.
Ma Liga Europa, o Estoril ( apurado directamente parra a fase de grupos) e o Rio Ave que se apurou esta noite, depois de bater duas equipas suecas,conhecem a sua sorte amanhã. Tarefa difícil para ambas, independentemente das equipas que lhes caiam em sorte.