Ao passar na Rua Formosa, é impossível ficar indiferente a esta fachada de azulejaria Art Nouveau. Não só pela sua beleza, mas também porque ainda antes de chegar à porta do nº 279, se começa a sentir um agradável perfume a café acabado de moer, proveniente do interior.
Se o aroma a café não for coisa que o seduza, entre na mesma, porque na excelsa mercearia “A Pérola do Bolhão” encontra preciosos produtos portugueses. Desde enchidos ( com destaque para uma preciosa alheira)a queijo da serra, passando por caramelos vendidos a granel, vinhos, bolachas e frutos secos, ou pelo bacalhau (noutros tempos de altíssima qualidade), que a minha mãe reservava um mês antes do Natal.
Fundada em 1917 por António Rodrigues dos Reis, “A Pérola do Bolhão” é um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade do Porto. Começou por ser um local de venda de porcelanas e especiarias provenientes da Ásia ( especialmente do Japão), antes de se tornar uma “mercearia fina”, após a segunda guerra mundial.
No topo do painel estão escritas as palavras “Chá” e “Café”. Se reparar com atenção, vai ver que as mulheres que ladeiam a porta seguram, no regaço, plantas de chá ( à esquerda) e de café (à direita). Nada foi deixado ao acaso na construção desta belíssima fachada, que atrai turistas curiosos.
Longe vão os tempos em que nas montras de “A Pérola do Bolhão” existiam dois moinhos que permanentemente moiam café ( daí o perfume que se sentia no exterior), mas a qualidade do café mantém-se e, em Março deste ano, a revista Condé Nast Traveller elegeu-a como um dos 20 melhores locais do mundo para comprar um bom café.
Nesta casa que procura manter a tradição, quase todos os funcionários trabalham na casa há mais de 30 anos, sendo informadores privilegiados dos turistas que ali entram e procuram informações sobre locais interessantes e pouco conhecidos do Porto, que merecem uma visita.
Mas se a sua onda, neste mês de Agosto, vai para a vida nocturna, o Porto também tem uma oferta diversificada que não o vai desiludir, como pode constatar aqui.