sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A Europa (ainda) connosco

Esperemos que Platini, a Merkel da bola, não faça dos seus malabarismos habituais e a Champions decorra com toda a normalidade.


O sorteio da Liga dos Campeões não foi de todo madrasto para as equipas portuguesas.
É certo que o grupo do Benfica ( Zenit, Bayer Leverkussen e Monaco)  não é pera doce. O Benfica dá-se mal com as equipas alemãs e Zenit e Monaco são treinadas por portugueses que conhecem bem Jorge Jesus. Qualquer das equipas pode ficar de fora da fase seguinte e da liga Europa ( O Mónaco, se não melhorar é o maior candidato) mas, em condições normais, todas podem aspirar a seguir em frente. É bom recordar que ano passado o Benfica teve um grupo fácil e não conseguiu passar, mas as equipas portuguesas costumam agigantar-se e ultrapassar obstáculos que parecem impossíveis.

Dentro das possibilidades que se colocavam ao Sporting, pode dizer-se que a equipa de Alvalade até foi bafejada pela sorte.Maribor e Schalke  são equipas perfeitamente ao alcance dos verde-brancos  que poderão acompanhar o Chelsea na passagem à fase seguinte. Mas se o duelo com os alemães for desfavorável aos de Alvalade, só uma hecatombe impedirá a presença do Sporting na Liga Europa, pois o Maribor é uma das equipas mais fracas desta fase de grupos.

Quanto ao FC do Porto,o sorteio foi amigo. Apesar do incómodo das viagens à Bielorússia e Ucrânia ( não só pela distância, mas também pelas condições climatéricas adversas), o FC do Porto tem todas as possibilidades de discutir o primeiro lugar do grupo, onde o Atlético de Bilbao ( eliminou o Nápoles no play off) tem uma palavra a dizer.    Eu sei que o FC do Porto se empertiga  quando a tarefa parece impossível e se desleixa um bocado quando tudo parece fácil ( como aconteceu ainda ano passado, por exemplo), mas  seria uma enorme  surpresa e uma decepção que os seus adeptos dificilmente aceitariam, se os azuis e brancos não passassem à fase seguinte. É mesmo legítimo exigir a Lopetegui  o primeiro lugar no grupo.
Mas, repito, uma coisa é fazer previsões no papel. Outra, muito diferente, são os resultados. A equipa terá de melhorar muito para levar de vencida estes adversários, mas é isso que se exige ao treinador espanhol.  Esta também será uma prova de fogo às suas capacidades.
Ma Liga Europa, o Estoril ( apurado directamente parra a fase de grupos) e o Rio Ave que se apurou esta noite, depois de bater duas equipas suecas,conhecem a sua sorte amanhã. Tarefa difícil para ambas, independentemente das equipas que lhes caiam em sorte.

4 comentários:

  1. Faltou-lhe falar de Costa... defronta o Seguro
    Quer melhor sorteio?
    Merkel deve estar contente, o tal Pacto está no papo!
    (bom, estaria sempre!)

    ResponderEliminar
  2. Onde é que eu assino??
    Aquele abraço, votos de bfds

    ResponderEliminar
  3. Só não concordo com as possibilidades dadas ao Sporting. Não vejo os leoninos a ultrapassar alemães e ingleses (Shalke e Chelsea). E o Maribor não facilitará, em casa.

    Quanto ao resto, mais pormenor menos pormenor, poderá ser assim.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo tudo o que disse à excepção do seguinte: «O Benfica dá-se mal com as equipas alemãs».

    Devo recordar-lhe que dos últimos 4 jogos que o Benfica fez contra equipas alemãs, 2 em casa e 2 fora), ganhou-os todos. E dois deles não foram há muito tempo (2013) e até foram precisamente contra este mesmo Bayer Leverkussen. O Benfica ganhou na Alemanha 0-1 e na Luz 2:1, isto para não falarmos do célebre 4:4 na Alemanha depois do 1:1 na Luz em 1994 e que apurou o Benfica para as meis-finais da então Taça das Taças.
    Em 2011 o Benfica também eliminou o Estugarda com duas vitórias 2:1 na Luz e 0:2 na Alemanha. Por isso Carlos, aqui não concordo consigo.

    Também não me parece que o Sporting tenha equipa para o Schalke 04, mas aqui é mais um pressentimento.

    ResponderEliminar