sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bibó Porto (7)

Palácio da Bolsa (Salão Árabe)



O salão Árabe do palácio da Bolsa é uma sala de visitas da cidade, onde são recebidos chefes de Estado, mas também um local onde se realizam diversos eventos culturais ao longo do ano.
De estilo mourisco é inspirado no Alhambra (Granada), merecendo uma visita atenta.  Prestem especial atenção às esculturas e pinturas ( a maioria de artistas portugueses consagrados) que enriquecem a decoração interior.

5 comentários:

  1. Cada vez que leio está rubrica, sinto-me uma autêntica inculta e com vontade de me "auto flagelar" por não conhecer minimamente a cidade do Porto!

    ResponderEliminar
  2. Conheço mal o Porto, de tal forma que me escapou conhecer essa preciosidade. Mas já está na minha lista de coisas a não perder, da próxima vez que for ao Porto.

    ResponderEliminar
  3. Só lá estive uma vez há décadas e ainda guardo o deslumbramento da sua visão...

    Amigo, tens uma bonita cidade e que a desfrutes sempre!

    ResponderEliminar
  4. Já visitei o Palácio da Bolsa três vezes.
    Uma quando frequentava o ensino secundário numa excursão organizada pela escola, outra com os meus pais e outra há bem pouco tempo com a minha mulher, que não conhecia o Palácio da Bolsa.

    O palácio em si é muito bonito, e o salão árabe em particular, é de uma rara e sublime beleza. Não me canso de o visitar e provavelmente voltarei a visita-lo.

    Nesta última visita soube que os relevos são todos feitos em gesso, o que é notável.

    Na visita que fiz com a escola achei piada a um dos guias do palácio dizer que o salão árabe era património do Porto e que felizmente não tinha rodas, porque se tivesse, já estava em Lisboa ou mesmo no estrangeiro. Se calhar, era capaz de ter razão.

    ResponderEliminar
  5. É mesmo um salão muito , muito bonito.
    M.A.A.

    ResponderEliminar