Depois de sucessivos adiamentos, PPC garantiu que a reforma do Estado seria discutida na última reunião de conselho de ministros de Setembro. Estamos em Outubro e parece que Paulo Portas ainda não apresentou reforma nenhuma.
Não me espanto. Portas deve perceber tanto sobre Administração Pública, como eu percebo dos comportamentos sexuais das medusas.
Está pois mais que visto: a reforma do estado a incluir no próximo OE- que será entregue na AR no próximo dia 15- será uma lista de despedimentos, redução de salários, aumento da taxa da ADSE e tudo aquilo que dê dinheiro e os gajos se lembrarem.
Já estou a ver a discussão sobre a reforma do estado na reunião do conselho de ministros de amanhã....
Pedro Passos Coelho:
- Quero pedir aos senhores ministros que preencham a folha que está a circular, colocando à frente do vosso nome três sugestões de cortes que devemos fazer. No final da reunião o senhor ministro da presidência irá entregar as vossas sugestões à senhora ministra das finanças que escolherá as dez melhores. A lista ser-vos-á enviada por mail para que votem na vossa preferida. As três mais votadas serão incluídas no próximo OE. Para já, quero anunciar-vos que eu, o senhor vice- primeiro ministro e a senhora ministra das finanças já decidimos cortar os salários dos funcionários públicos, mas ainda não sabemos qual será o montante desse corte.
Paulo Portas interrompe:
-Os senhores ministros também podem dar sugestões nesse sentido, não lhe parece, senhor primeiro ministro?
- Boa sugestão, senhor vice primeiro ministro.
Marilu põe o dedo no ar e pede para intervir:
-
Já agora, se me permite, senhor primeiro ministro, podemos também informar os senhores ministros que pretendemos encerrar cerca de 500 serviços públicos. Como também não temos muito bem a ideia de quais, agradecíamos a vossa colaboração.
- Muito obrigado por ter lembrado esse aspecto muito relevante da nossa reforma do estado, senhora ministra.
Queria ainda dizer-vos que iremos aumentar a taxa de desconto da ADSE. Aproveito também para agradecer ao senhor vice primeiro ministro o excelente trabalho desenvolvido nesta reforma que será emblemática deste governo. Agradeço aos senhores ministros Marques Guedes e Poiares Maduro que façam o favor de realçar, junto da comunicação social, a complexidade e o significado emblemático desta reforma empreendida pelo nosso governo, que irá transformar em absoluto a administração pública, tornando-a mais coesa e dinâmica, em resultado do encerramento de serviços a que vamos proceder.
Agora, se não tiverem dúvidas, podemos começar a reunião..
(Pausa)
Pronto, uma vez que não há dúvidas prossigamos. Senhor ministro Maduro pode explicar-nos qual é o plano semanal que tem para apresentar à comunicação social, com vista a reforçar a imagem do governo junto da opinião pública?