Pode ser que à terceira o governo aprenda e em 2014 não faça um OE com normas inconstitucionais mas, se insistir, talvez Cavaco à terceira peça a fiscalização preventiva.
Os partidos do governo reagiram à decisão do TC da forma que era esperada. Acusando os juízes de irresponsabilidade. Não esperava era ver Teresa Leal Coelho à beira de uma apoplexia, mas não me surpreendi com as ameaças veladas nem com o ar de regateira no mercado de Bolhão. Está-lhe no sangue!
Amanhã, o conselho de ministros vai anunciar o castigo a aplicar aos portugueses.
Não suspirem de alívio os funcionários públicos. O governo sabe muito bem como lhes vai comer o subsídio de férias. Além disso, alguns milhares serão despedidos. Sem direito a subsídio de desemprego, como Hélder Rosalino já fez questão de lembrar.
Quem tiver contas no banco, prepare-se. O governo vai às suas poupanças, aumentando o imposto sobre capitais.
Os pensionistas talvez venham a receber o subsídio roubado em certificados de aforro...
Gaspar continuará de pedra e cal, Coelho continuará a ser bom aluno e a culpar o TC de não cooperar com a violação reiterada da Constituição.
Finalmente, o CDS tornar-se-á mais colaborante na coligação e Portas deixará de fazer jogo duplo.
Cavaco continuará a inaugurar fábricas e hotéis, a dizer que o governo tem legitimidade, porque tem o apoio da AR e dormirá descansado, apesar do corte na sua pensão. Nada que Oliveira e Costa e os seus amigos não possam resolver, porque os seus negócios continuam prósperos.