quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ora adivinhem lá...

... porque é que o preço das casas em Lisboa subiu  10% no último mês?
Porque os portugueses estão mais confiantes no futuro?- Frio
Porque a economia está outra vez a crescer?- Gelado
Porque o crédito está mais fácil e barato?- Frio
Porque aumentou o investimento estrangeiro em Portugal? - Morno
Porque Portugal é uma boa porta de entrada para a Europa? - Quente!
Pois é.... os Golden Visa ( Vistos Dourados) criados por Paulo Portas e concedidos aos estrangeiros que adquiram imóveis em Portugal de valor superior a 500 mil euros, estão a ser um sucesso.
Só em Julho e na primeira quinzena de Agosto foram concedidos 137 - um aumento de 191%  em relação a Junho- e estão mais 98 na fase final de apreciação do processo.
Depois de termos importado mão de obra barata, agora importamos ricaços e mafiosos. China Rússia e Angola - por esta ordem- ocupam os lugares do pódio entre os países com mais golden visa obtidos, tendo relegado o Brasil para o quarto posto.
Obviamente que estas pessoas procuram essencialmente casas em Lisboa, sendo essa a razão do aumento do preço na capital, enquanto no resto do país continuou a descer ou manteve-se estável ( com excepção do Porto, onde o aumento foi de 1,8%).
A procura deve continuar a acelerar nos próximos meses. Pelo menos é isso que eu infiro, depois de ter sido contactado na última semana por três interessados na compra da minha casa, por valores bastante superiores ao que eu esperava.
Estou a pensar seriamente voltar para o rochedo e dizer outra vez adeus a Lisboa, mas hesito, porque a percentagem cobrada pelo governo aos proprietários das casa, através desse imposto /roubo que se chama Imposto Sobre as Mais Valias é uma chulice inqualificável!



1 comentário:

  1. Em Macau, e com esquemas semelhantes, subiram para valores astronómicos, obscenos mesmo

    ResponderEliminar