quarta-feira, 15 de maio de 2013

E dura, e dura, e dura...



Em 1962, quando foi despedido após ter ganho a segunda Taça dos Clubes Campeões Europeus, Bela Gutmann rogou uma praga: sem mim o Benfica nunca mais ganhará nenhuma prova europeia.
Desde então o SLB foi a 7 finais e nunca mais ganhou. Hoje, foi manifestamente superior ao Chelsea e perdeu nos descontos. Cinismo puro de Gutmann?
Já passaram 51 anos e a praga continua a produzir efeito. Já era tempo de perder a eficácia e deixar de fazer concorrência à Duracell!

9 comentários:

  1. Os meu netos aprenderam depressa: "o futebol é a coisa mais importante de entre as coisas pouco importantes com que nos devemos preocupar!"

    Sobra o azar!

    ResponderEliminar
  2. Na realidade não foi despedido... despediu-se... há várias teorias, mas não encontro nenhuma fidedigna, poderá ter sido porque o Benfica não lhe aumentou o salário como ele pretendia, mas o mais provável é que ele tenha pedido um aumento de salário que sabia que o Benfica não podia pagar, para se ir embora... Béla Guttman era muito supersticioso - dizem as más línguas que ele jamais ficaria num clube mais de três anos... Quanto à maldição, ela virou-se contra ele também, pois regressou ao Benfica com o propósito de tentar ganhar novamente, em 65/66, e não ganhou nada, nem o campeonato... - até foi eliminado com uma das maiores derrotas do Benfica na Europa... A maldição, ao contrário do que leio por aí, por enquanto, cumpre-se integralmente, porque nenhuma equipa Portuguesa foi bicampeã europeia (o FCPorto ganhou duas vezes, mas não foi bicampeão), e o Benfica não poderá ganhar a Taça dos Campeões (que já não existe)... Mas hoje a maldição nem sequer estava em causa, nem sequer podia ser «quebrada» porque o Béla Guttman não «amaldiçoou» as outras competições... "Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim."

    ResponderEliminar
  3. Deitar pragas e acreditar nelas é coisa de mulheres, não é verdade?

    Os homens são criaturas inteligentes, que não acreditam em maldições!!!

    ResponderEliminar
  4. Eficácia total do Chelsea, Carlos.
    E alguns erros do Benfica a ajudar.
    Aquele abraço e votos de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Bella Gutmam não deixou só a maldição nas hostes Benfiquistas. Um dia perguntaram-lhe o que era a “Mística do Benfica”. Respondeu da seguinte forma.
    Quem assim responde demonstra carinho pelo clube. Porque um clube é a sua massa associativa. E nisso o Benfica dá meças a qualquer clube do Mundo.
    O disputar uma final de uma qualquer Liga não é o mesmo que uma guerra. Numa guerra qualquer louco pode promovê-la. Caso a ganhe é falado caso a perca falado é.
    No futebol para se chegar à tal “guerra” há um percurso. Esse percurso é difícil e não está ao alcance de todos. Sempre que se fale no vencedor também se fala no vencido. E, nisto o Benfica dá pano para mangas.
    Não é qualquer clube daqui da parvónia que tem um historial igual ao do Benfica. Por isso na” Mística do Benfica” Bella Gutmam refere o que já era a massa associativa do Benfica. E… tal como ontem, eles são dignos dessa mística. Quem tem assim um clube e uma massa associativa está sempre a ganhar. Pelo menos nas lições que dão ao mundo do que é amar um clube.

    ResponderEliminar
  6. You actually make it seem really easy together with your presentation however I to
    find this matter to be really one thing which I think I would
    never understand. It sort of feels too complex and extremely huge for me.
    I'm having a look forward to your next publish, I will attempt to get the cling of it!

    My weblog ... medical school consultant

    ResponderEliminar
  7. Como sou avesso a pragas - excepto uma, a cidade de Praga - o que Bella Gutmam terá dito vale ... nada.
    Gutmam saíu do Benfica. Ponto final.
    Consta que já morreu (1981). Morreu mesmo? Será o seu fantasma que anda por aí, armado em anti-benfiquista? Em adepto de clubes onde o anti-benfiquismo é mais importante que eles próprios?
    E se ontem ao Benfica tivesse acontecido o que merecia, ganhar, acabava-se a praga?

    Deixem Guttmam em paz. Guttmam e o Benfica.

    ResponderEliminar
  8. Eu quero que o BG se lixe.
    O Benfica mostrou em Amsterdão que é um dos grandes da Europa.

    ResponderEliminar