segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coisa mailinda!




Hoje é o Dia da Terra. Eu sei que isto dos "Dias de..." é uma grande treta que serve para tranquilizar consciências e pouco mais, mas que diabo, Terra só há uma e se não a preservarmos não temos para onde emigrar. Não posso, por isso, deixar de vos relembrar que se fossemos mais cuidadosos, ou pelo menos respeitássemos quem nos abriga, este planeta poderia ser melhor.
Sabia por exemplo que:

 - Uma rede de nylon perdida no mar pode levar mais de 600 anos a degradar-se?
- Milhares de animais marinhos morrem sufocados nestas redes?
- Uma “beata” atirada ao mar demora dois anos a degradar-se, um copo de plástico 50 anos e uma lata de alumínio, nunca se chega a degradar completamente?
- Todos os anos cerca de 40 milhões de toneladas de peixe são deitadas ao mar , por não terem interesse comercial?
- Cerca de 40% da água consumida em Portugal ( 1400 milhões de metros cúbicos) é desperdiçada devido à falta de eficiência das redes de distribuição?
- A água é um recurso ameaçado de extinção dentro de algumas décadas, caso não sejam tomadas medidas para racionalizar o seu uso e evitar desperdícios?
- Existe um bilião de pessoas sem acesso a água potável e dois biliões sem saneamento básico?
- A falta de acesso à água tem sido causa de várias guerras e constitui um dos factores determinantes no crescimento da pobreza?

1 comentário:

  1. "A falta de acesso à água tem sido causa de várias guerras e constitui um dos factores determinantes no crescimento da pobreza"

    Acho que não estou a ser nada original se comentar que as guerras, no futuro, terão muito mais a ver com a escassez da água do que do petróleo, Carlos.

    ResponderEliminar