Foi demolidora a entrevista de MFL esta noite à TVI 24. Para quem não tiver pachorra para ler o post até ao fim, aqui fica um resumo da apreciação que a ex-lider do PSD fez deste governo ao longo de 40 minutos:
TRAIDORES. VIGARISTAS. IRRESPONSÁVEIS. IGNORANTES. ALDRABÕES.
Agora, algumas frases marcantes:
"Os modelos do ministro das finanças não têm qualquer relação com a realidade"
"Este governo quer pôr-nos igual à Grécia"
" Todas estas medidas vão agravar o desemprego"
" Temos que aceitar as orientações dos nossos credores, mas não podemos aceitar a aplicação de medidas que destruam o país"
" O que está a ser feito (pelo governo) é completamente ilegal!"
" Nunca vi um ministro gerir empresas privadas ( a propósito do controlo das verbas da TSU que este governo decidiu reduzir aos patrões) Estamos onde? Em que país? Isto é uma medida soviética!"
" O governo nunca explicou onde é que estas medidas nos vão levar. Nunca explicou ao país os resultados que espera atingir e, em minha opinião, os resultados serão desastrosos porque vão agravar o desemprego"
"Só por teimosia se insiste numa medida que não está a resultar"
" Pede-se aos trabalhadores que paguem mais 7 pontos (percentuais) para a segurança social. Mas o que acontece se as empresas falirem?"
" Muitos reformados estão a ficar apenas com 20 ou 30 por cento das suas reformas. Essas pessoas trabalharam toda a vida. Agora devem sentir que caíram no conto do vigário".
" Governar não pode ser um acto de Fé."
" Nenhum doente consegue tomar uma segunda dose de xarope quando percebe que a primeira não lhe melhorou a saúde"
" Se estas medidas são para reduzir apenas 0,5% do défice em 2013, o que nos espera em 2014, quando o défice terá de baixar de 4,5 para 2,5%? Estas medidas a triplicar?"
" A que propósito é que se exige a Portugal a redução do défice para 2,5% em 2014, se todos os países europeus estão obrigados apenas a uma redução de 3%? O governo tem de explicar isto ao país".
" Que país teremos em 2014? O governo tem de dizer as metas que pretende atingir, mas não são de certeza as metas do crescimento. Repare que ontem e hoje, o ministro das finanças não falou uma única vez em crescimento!"
" Que país quer este governo? Um país de pobreza e incapaz de se levantar?"
" Quem tem de defender a paz social é o governo!"
RECADO AO CDS ( aqui começa a ser notório que MFL passou a ser a pitonisa de Cavaco e transmitiu os recados de Belém)
"O CDS tem de ser coerente com aquilo que prometeu aos portugueses e dizer se está de acordo com estas medidas".
RECADO aos deputados (onde fica claro que Cavaco não vetará o OE)
" A função do PR não é lavar a consciência dos deputados. Cada um tem de assumir as suas responsabilidades e votar este OE de acordo com a sua consciência".