A natação é, a par do atletismo , a modalidade olímpica que concita mais atenção dos espectadores. Grandes atletas se têm destacado em ambas as modalidades, seja pela conquista de medalhas, seja pelas marcas alcançadas
Mas John Wiessmuller- que conquistou cinco medalhas nos Jogos de 1924 e 1928- foi a primeira figura da natação que entrou para a galeria das “lendas”. Além das medalhas conquistadas, bateu mais de 60 recordes ao longo da sua carreira. Para a eternidade, o nadador americano ( mas nascido em Timisoara, na Roménia) ficou conhecido por ter dado corpo à figura de “Tarzan” , criada por Edgar Burroughs.
Nos Jogos Olímpicos de Munique (1972), o nadador Mark Spitz entrou para a História dos Jogos ao conquistar 7 medalhas de ouro. Na altura pulverizou todos os records e o número de medalhas conquistada em apenas uma edição dos Jogos só foi ultrapassado em 2008 pelo fenómeno Michael Phelps que saiu de Pequim com 8 medalhas de ouro.
Em apenas duas edições (2004 e 2008) Phelps conquistou 16 medalhas ( sendo 15 de ouro e 1 de bronze)
Com mais 5 medalhas de ouro e uma de bronze conquistadas em Londres, Phelps arrebatou o título de atleta mais medalhado de sempre, que pertencia à ginasta ucraniana Larissa Latynina , com 18 ( sendo 9 de ouro).
Ao conquistar em 3 Olimpíadas 22 medalhas, Phelps igualou o número de medalhas conquistadas por Portugal ao longo de toda a História das Olimpíadas da Era Moderna. É obra!