Os americanos não tiveram nada a ver com os atentados de hoje em Damasco, pois não?
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Vai uma Pizza?
A Pizza foi inventada em Itália, mais propriamente na cidade de Nápoles. Mentira!
Quem inventou a Pizza foram os egípcios, muito antes de andarem à bordoada na praça Tahrir para correr com o Mubarak e convencerem os europeus ingénuos que havia uma Primavera Árabe.
Dizem os entendidos que foi há seis mil anos, mas há outros se calhar ainda mais entendidos, que dizem que os inventores da pizza foram os gregos em tempos menos recuados.
Todos se põem de acordo, porém, quanto à sua entrada em Itália. Entrou pelo sul e tornou-se um alimento popular nas classes pobres. Os napolitanos, um bocadinho, mais endinheirados, acrescentaram à mistura de farinha e água tomate e orégãos e os que tinham ainda mais recursos, adicionaram-lhe queijo. Depois dobravam-na e comiam-na como se fosse uma sanduíche.
Então a pizza não foi sempre redonda? Nããã! Só começou a ser redonda em 1889, quando alguém confeccionou uma pizza com ingredientes mais ricos e a ofereceu à rainha Margheritta. Por ignorância, ou outro motivo qualquer, a rainha não a dobrou e comeu-a mesmo assim.
Então não era suposto que esta rubrica fosse sobre o século XX?- pergunta outro leitor. Era e é- respondo eu.
A razão porque a incluo aqui deve-se ao facto de a Pizza sóter chegado ao conhecimento dos americanos em 1905. Levada por italianos, claro. Os americanos gostaram e, como são muito engenhosos e dados ao negócio, logo se encarregaram de arranjar uma variegada série de ingredientes para a tornar mais rica. Daí às cadeias de fast food foi um instantinho, como sabem. É bom não esquecer que a sociedade de consumo teve origem na terra do tio Sam...
Falta dizer que os Calzone, que por cá se popularizaram, afinal mais não são do que as pizzas originais.
Depois deste arrazoado digam lá se o Alvarinho não é um tipo de visão, quando fala em exportar pastéis de nata!
Subscrever:
Mensagens (Atom)