sábado, 25 de agosto de 2012

Petiscos e mitos


A Catarina tem-nos brindado com belos petiscos, que são excelentes sugestões como "amuse bouche" ou companhias de esplanada. Embora não seja grande apreciador de cerveja, já dei por mim a ir buscar uma ao frigorífico, depois de a visitar. Acompanhada dos inevitáveis amendoins, obviamente, já que não costumo ter tremoços em casa.
No entanto adoro tremoços, embora evite comê-los porque são ainda mais viciantes do que os amendoins.
Vem isto a propósito de um livro de dois nutricionisas ( Pedro Carvalho e Vítor Hugo Teixeira).
Em "50 super alimentos portugueses", os autores desfazem alguns mitos, nos quais eu também acreditava.
Dizem eles, por exemplo, que cerveja não faz aumentar o diâmetro da barriga ( desde que não se beba mais do que um litro por dia), os amendoins são bons para combater o colesterol  e os tremoços contêm fibras boas para o organismo.
No entanto, não há bela sem senão, pois os nutricionistas, depois de enaltecerem as virtudes destes dois acompanhamentos das "loiras", avisam que não devem ser comdos com sal.
Ora digam-me lá... Tem alguma piada comer tremoços sem sal?

8 comentários:

  1. Tremoços sem sal? Apetece-me dizer como um dos meus comandantes de companhia me disse uma vez quando eu estava a ver se o indrominava. "Não me fecunde, pá!"

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  2. Não tem piada nenhuma comê-los sem sal... mas, por outro lado, talvez as “loiras” desviem a atenção da possível insipidez da leguminosa. : )

    ResponderEliminar
  3. O sal faz mal, já sabes.
    A solução é comeres poucos, muito poucos, consegues?

    ResponderEliminar
  4. Seria como ir ao McDonalds e pedir um hambúrguer vegetariano, sem batatinhas e para beber um suminho de maça... façabor!

    ResponderEliminar
  5. Tudo tem que ter conta, peso e medida, ora eles também se esquecem de dizer que retirando todo o sal da alimentação morreríamos desidratados... estes fundamentalismos gastronómicos... cansam-me ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Os tremoços só têm piada salgaditos!

    ResponderEliminar
  7. Não conheço por aqui outro tipo que não seja conservado em salmoura.

    ResponderEliminar