segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coelho é um FDP!

 Segundo o empresário da revista "Porto Menu", a frase  "Rio és um FDP"   que foi publicada na capa, significa apenas "Fanático dos popós" .
Eu penso que o tipo tem toda a razão, até porque sendo a revista subsidiada pela Câmara do Porto,  não ia insultar Rui Rio. Aliás, aproveito para informar os meus leitores que se alguma vez eu aqui escrever  "Coelho é um FDP", quero apenas dizer " Fanático da Poupança" ,"Fanático da Pobreza" ou, quiçá, " Fanático das Privatizações". Como é óbvio, qualquer uma destas interpretações é perfeitamente válida e as duas primeiras plenamente assumidas pelo nosso PM. Para ele, para Gaspar, ou para o Paulinho das Feiras ( os outros ministros embora também possam  ser classificados como FDP são baratas tontas que apenas cumprem ordens) esta sigla não é, por isso, nem estranha, nem desadequada.
No entanto o melhor é não a utilizar, pois o Tribunal do Porto recorrendo aos poderes da adivinhação, considerou que a sigla utilizada na capa da revista pretendia dizer que Rui Rio é "Filho da Puta".
Parece-me uma interpretação abusiva que compromete quem proferiu a sentença. Por um lado, porque a expressão é tão usada no Porto e arredores, que se vulgarizou e deixou de ser insulto; em segundo lugar  porque, a ser ofensiva, apenas o seria para a mãe de Rui Rio e não para o próprio. Finalmente porque, não  raras vezes, a expressão é usada para elogiar alguém.
Logo, Rui Rio deveria estar agradecido à revista "Porto Menu" ( subsidiada pela CM do Porto, lembro) e ter encarado a expressão como um elogio, não como um insulto à mãe.
Num dos próximos dias desenvolverei esta teoria.


1 comentário: