terça-feira, 21 de agosto de 2012

Biblioteca de Verão (14)

Eu sei que se trata de um "best seller" ( seja lá o que isso for) e não deveria estar incluído nesta biblioteca de Verão, mas sei também que há muitos portugueses que ainda não conhecem Carlos Ruiz Zafon, o escritor que retrata Barcelona de uma forma ímpar.
"O Prisioneiro do Céu" é o terceiro volume da tetralogia  " O Cemitério dos Livros Esquecidos"  e despoleta no leitor a mesma magia e emoções que os livros que o precedem: "O Jogo do Anjo" e "A Sombra do Vento".
Aviso desde já que não é leitura que se pare facilmente, pois o enredo prende-nos desde as primeiras páginas. Bem, mas eu sou suspeito... Por causa do livro decidi alterar as minhas férias e ir revisitar Barcelona ( em boa hora o fiz, adiante-se, mas isso são outras histórias de que darei conta um destes dias lá na filial).  Para revisitar a Barcelona de Gaudi, mas essencialmente  para ir à livraria Sempere ( onde comprei um livro de Autran Dorado) e confortar o estômago na Casa Leopoldo ( um restaurante com quase um século de vida que desperta ódios e paixões) onde nunca tinha entrado, apesar de já ter sido aconselhado a fazê-lo.
Os livros também podem ser isto... um despertar de vontades para visitar locais onde tudo é real, excepto as personagens que o autor lá coloca. E às vezes...

6 comentários:

  1. Não li, não comento. Li, no entanto, há pouco o "Jogo do Anjo" que um dos meus irmão me ofereceu. Lê-se bem, mas não é, a meu ver, um grande livro.Pelo menos, não o incluiria nos meus 50. Espero que o meu irmão não venha a ler este comentário. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Carlos,
    De best sellers e de supostos génios estou farto.
    Eu gosto mesmo de um livro que me dê prazer ler.
    A mim.
    Se terceiros não gostarem, paciência..

    ResponderEliminar
  3. Deste autor li " O Cemitério dos Livros Esquecidos", que apesar de todo o mundo gritar a qualidade deste romance, me desiludíu bastante.

    "O Jogo do Anjo" e "A Sombra do Vento" continuam à espera que eu os leia, e ainda não estou certa se um dia o farei.

    Já visitar Barcelona está na minha lista das cidades que quero ver antes de morrer.

    Hoje ainda estou meia-morta devido à grande festa de ontem, mas amanhã vou começar a viajar pela NRW para fotografar praças, no fim escolho a que mais gostar.

    Aqui, em Düsseldorf, estamos a morrer com o calor, e aí?

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não li Zafón. Tenho de experimentar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Também ainda não li nada deste autor. :(

    ResponderEliminar
  6. Li "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo". Já comprei "O Prisioneiro do Céu", que está já à frente,na lista de espera.

    Adoro Barcelona, que descobri já um pouco tarde, na minha vida. Costumo dizer que, tivesse-a eu descoberto 20 anos antes, e ter-me-ia mudado para lá.

    Infelizmente, parece que a conheço mal. Onde fica a Casa Leopoldo?

    Carlos Serra

    ResponderEliminar