Os sul-americanos sempre tiveram uma grande nostalgia pela Europa. Para a maioria dos brasileiros, argentinos, chilenos ou uruguaios, uma viagem à Europa constitui quase uma obrigação. Para conhecer a terra dos seus antepassados, mas também para contactar de perto com uma cultura que sempre admiraram e uma qualidade de vida que noutros tempos invejaram.
Hoje em dia, tenho a percepção de que muitos sul-americanos viajam até à Europa com uma visão bastante diferente do Velho Continente que povoou os sonhos da maioria. Vão em visita a uma avó velhota, com a (quase) certeza de que a verão pela última vez. Alguns não resistirão a dar-lhe alguns conselhos, talvez até se condoam com as suas dificuldades e lhe ofereçam uma esmola mas, na hora de regressarem a casa, trazem a sensação de perda de um ente querido, para quem hoje olham com admiração pelo seu passado e nostalgia pelas histórias de fadas que lhes contavam antes de adormecer. Talvez se sintam orgulhosos por terem aprendido com ela a viver em democracia, mas não deixarão de lamentar a forma como se degradou com a idade e esqueceu os princípios em que se moldou desde o nascimento.
O que aumenta ainda mais, em nós, a nostalgia...
ResponderEliminarHá um selinho para si, Carlos, como uma espécie de boas-vindas à nossa querida e velha EUROPA!!!
ResponderEliminarÉ, mudam-se os tempos e a história segue outros rumos. Infelizmente para nós e, felizmente, para a América latina! :)
ResponderEliminarUma constatação deveras interessante: o regresso às origens. Somos uma espécie muito estranha.
ResponderEliminarMeu amigo:
ResponderEliminarExcelente esta sua analogia.
Resta agora esperar pela morte da senhora idosa e fazer-lhe um digno funeral?
beijinhos
Tal como a amiga Fê, acho esta tua analogia excelente, Carlos!
ResponderEliminarA velha e decadente Europa inspira comiseração e nostalgia aos sul-americanos, pelo seu passado de glória e esplendor, mas eu quero acreditar que a velha avózinha ainda vai recuperar o fôlego.
Ai deste dedinho aqui na parte mais ocidental, se assim não for.
Beijinhos.
Meados de Fevereiro estão à porta.:)
Um abraço para aí deste teu... avô!!
ResponderEliminarA Europa é essa velha senhora, avó do Novo Mundo, que com os maus tratos se tem vindo a degradar...
ResponderEliminarbelo post. e certamente...certeiro.
ResponderEliminar