Até às legislativas, fofoquices e intrigas animaram os bastidores do palácio do Belo-Além. Pelo meio, uma viagem a Praga que fez recordar a Viagem do Elefante, Hannibal cumpriu a promessa de levar Maria à Capadócia e, finalmente, os preparativos para a campanha de reeleição.
Quando Hannibal reuniu os seus assessores para lhes comunicar que se iria recandidatar logo foi confrontado com a questão:
- Quais vão ser os temas fortes da campanha, senhor Presidente?- A agricultura, as pescas e os comboios
Os assessores entreolharam-se em silêncio e assim permaneceram, até que um ousou perguntar:
- Senhor Presidente, o senhor destruiu a agricultura, aniquilou metade da nossa frota pesqueira, eliminou 800 quilómetros de linha férrea. Como é que vai agora promover esses assuntos a temas fortes da campanha?
- Você é muito ingénuo! Acredita que os tugas ainda se lembram disso? Preparem-me visitas a agricultores em desespero, marquem encontros com pescadores e arranjem-me de imediato bilhetes para fazer algumas viagens de comboio, porque eu quero dizer aos portugueses que é preciso investir na agricultura, reanimar a indústria pesqueira que este governo maltratou e que adoro viajar de comboio.
E assim se cumpriram os desejos de Hannibal. Durante a pré-campanha eleitoral, aquele que raramente tinha dúvidas e nunca se enganava, passou a ter muitas dúvidas na aprovação dos diplomas enviados pelo governo. Teceu diversas críticas à actuação de Sócrates e agiu como detonador da crise.
Apesar de serem poucos os tugas que assumem gostar de Cavaco, dois milhões ainda foram votar nele confiantes. O casal que mudou o rumo da sua vida, depois de uma viagem à Figueira da Foz, recebeu o reconhecimento de um quarto dos eleitores tugas agradecidos pelos serviços prestados. Masoquismos…
Talvez por isso, esta blogonovela não tenha um final feliz. Ao contrário das boas novelas da SIC e da TVI, desta vez os tugas não foram felizes para sempre. E os reis de Trapalhândia também não tiveram muitos meninos, porque já não têm idade para isso e o Espírito Santo já fez o seu papel quando engravidou a Virgem Maria.
(FIM)