terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ler com Saramago

José Saramago celebraria amanhã 89 anos. As Bibliotecas Municipais de Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, homenageiam o Prémio Nobel da Literatura, na comemoração do 2.º ano da abertura da Sala José Saramago na Biblioteca Municipal Palácio Galveias.

A atribuição da designação Sala José Saramago é uma forma simbólica de evidenciar, junto dos utilizadores e visitantes do Palácio Galveias, a ligação do escritor com esta biblioteca.

Este ano, às 13h, inaugura-se o espaço Ler Saramago, o essencial do Nobel, com obras de diferentes géneros literários (poesia, teatro, romance, conto, antologia…) de e sobre o autor, tradutor e prefaciador.

A Éter - produção cultural junta-se a esta comemoração apresentando um showcase do espectáculo Memorial do Convento, com adaptação dramatúrgica de Miguel Real e Filomena Oliveira, em cena no Palácio Nacional de Mafra.
«Unidos por um amor natural, Blimunda e Baltasar reúnem-se ao Padre Bartolomeu de Gusmão na construção da passarola, símbolo da ciência, do sonho e da vontade humana».
Leia Saramago…convidamo-lo a ler em voz alta, em silêncio e/ ou com um amigo.As obras são nossas, a voz é sua! Temos o prazer de o/a convidar a estar presente nesta homenagem.






7 comentários:

  1. Todos os anos recebo um livro do José Saramago e, este ano foi o romance histórico o Memorial do Convento, que ainda não me apeteceu ler.

    Penso que é de tanto se falar do nosso Nobel em Portugal, que leva à saturação.

    A homenagem no dia 16 de Novembro, claro que, está fora de questão.

    ResponderEliminar
  2. O grande Homem José Saramago.
    Beijo Carlos

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos:
    Tenho o privilégio de ter quase ao pé de casa uma biblioteca com o seu nome, frequento-a assiduamente e até têm um clube de leitura dedicado a obras de Saramago obviamente, mas também a outros autores portugueses.
    Amanhã vou lá estar.
    Felizmente ainda vamos tendo iniciativas destas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro
    Desapareceu-me das minhas Homilias
    (e também de outros dias)
    Disse-se vir a ser também apóstolo
    Regressou, não a mim mas ao tema,
    Gosto

    ResponderEliminar
  5. Rogério
    Tenho realmente andado um pouco ausente, mas´da caixa de comentários, apenas. Voltarei em breve

    ResponderEliminar