sexta-feira, 29 de julho de 2011

Praias da minha vida (7)

Praia do Francês (Maceió- Brasil)

Foi no início de um Dezembro do século passado que descobri esta praia. Viajava pelo Brasil há três semanas. Tinha partido de Fortaleza, sem destino e para trás deixara inúmeras praias. Apaixonara-me por duas delas, mais do que por todas as outras: Carneiros e Maragoggi.


Naquele tempo, os portugueses ainda não tinham descoberto o Brasil como destino turístico e as praias estavam quase desertas. Quase tudo estava fechado. Poucos quilómetros a sul de Maceió, um hotelzinho supipa chamou-me a atenção. Antes de perguntar se tinham quartos tomei um banho na praia. A água era quente e cristalina. Havia um bar de praia aberto, meia dúzia de turistas francesas e italianas. Tomei uma bebida e decidi ficar ali uma noite. Fui ao hotel, reservei um quarto e, quando estava a fazer o resgisto, apareceu o dono. Era neto de portugueses da Póvoa de Varzim. Contou-me que no ano seguinte, viriia com a mulher a Portugal e queria visitar a terra dos seus antepassados. Veio em Abril. Assim ganhei uns amigos na praia do Francês.

10 comentários:

  1. Linda paisagem que nos leva a imaginar o som suave e gostoso desse mar, parabéns, beijos

    ResponderEliminar
  2. Velhos tempos, Carlos!Velhos tempos em que também andei por esses lados e era um regalo:))))

    ResponderEliminar
  3. Praias da minha vida...
    Ainda irei a tempo deste desafio quando regressar de férias na primeira semana de Agosto? : )

    ResponderEliminar
  4. O(A) anónimo(a) ali acima é a Catarina - Contempladora Ocidental que aos poucos se vai reaproximando da blogosfera, sinal de fim de parte das férias...

    ResponderEliminar
  5. A sua praia transmite a calma que precisava neste momento.

    Um abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. CARLOS, nunca fui lá, embora tenha amigos em Alagoas. Mas, ouço muitos elogios a Praia do Francês.

    ResponderEliminar
  7. Carlos
    Linda a praia e a sua estória.
    Eu nunca fui ao Brasil, por todo osítio que possamos ir existe sempre alguém Portugues.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Também nunca fui à Praia do Francês e nem mesmo à Maceió, aonde tenho amigos.Então só ouvi falar e muitas e muitas vezes.Além das fotografias, que são belíssimas.E existem mesmo muitos portugueses administrando o turismo local na região norte do país.

    ResponderEliminar
  9. Catarina:
    O desafio continua até 15 de Agosto. Ficarei muito honrado com a sua participação. Continuação de boas férias!

    ResponderEliminar
  10. Eu considero o litoral alagoano, um dos mais bonitos do Brasil, e olha que gosto muito do meu (o pernambucano). E a praia dos Carneiros continua linda, é também uma das minhas preferidas, dado ao baixo nº de visitantes. Nem sempre o progresso faz bem, ao menos no caso das praias. Obrigada pela postagem, contemplaste meu país e a minha região nordeste.

    ;)

    ResponderEliminar