terça-feira, 22 de março de 2011

Mulheres do Mundo (8)

Rugiatu Turay

Rugiatu Turay nasceu na Serra Leoa . É jornalista, tem 33 anos e foi sujeita à excisão feminina. Tinha apenas 12 anos e era órfã.
Inconformada, iniciou uma luta para evitar o sofrimento das crianças africanas a esta prática ignominiosa. Sabe que o peço a pagar pode ser a morte mas, embora conhecendo o perigo que corre, fundou em 2002 o Amazonian Initiative Movement, com um grupo de mulheres que conheceu num campo de refugiados na Guiné, onde esteve durante a guerra civil na Serra Leoa. Desde a criação do movimento, quatro activistas receberam ameaças de morte e abandonaram o movimento. Apesar de ameaçada- e mesmo depois de ser raptada por outras mulheres que a obrigaram a caminhar nua pelas ruas da cidade de Knema- continua a sua luta. Visita aldeias e vai às escolas, onde esclarece as excisoras sobre os perigos e consequências da excisão e tenta convencê-las a renunciar à sua prática.Afirma que já conseguiu demover cerca de 700 mulheres em 111 aldeias da Serra Leoa. Será uma ínfima parte, mas é pelo menos um começo.

3 comentários:

  1. Conseguiu demover "apenas" 700 mulheres? :) Essas prácticas ancestrais enraizadas em certas culturas são extremamente difíceis de combater com argumentos lógicos, científicos, e morais... demora muito tempo ... Uma justa homenagem que aqui presta a uma mulher extraordinária, que conseguiu a proeza extraordinária de demover 1 única mulher (e mais 699...)! :)Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Há mulheres que têm uma coragem admirável! (e homens também, mas aqui não vem ao caso)

    Acho que não a teria, perante tantos perigos e ameaças!

    ResponderEliminar
  3. De todas as prácticas horrendas practicadas contra as mulheres, as que são practicadas por outras mulheres são infinitamente piores.
    Não consigo perceber se agem por vingança, pelo que também lhes aconteceu, ou se agem por pura ignorância e maldade.
    Esta é, na minha opinião, uma das situações mais atrozes da actualidade.

    ResponderEliminar