sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Morning call (2)

Às vezes, uma ideia simples pode ajudar-nos à conciliação com a vida e a acreditar que a solidariedade entre as pessoas ainda é possível.
Foi o que aconteceu quando soube como este grupo de vizinhos da Freguesia de S. Mamede (Lisboa), conscientes da sua cidadania e da responsabilidade social que ela encerra, conjugou os seus esforços para ajudar outros vizinhos em dificuldades e melhorar a qualidade de vida na sua freguesia.
Assim nasceu o programa “Boa Vizinhança”, formalmente apresentado no dia 4 de Fevereiro. O programa iniciou-se com o projecto Cartão do Bom Vizinho, o qual permite o acesso por parte de residentes na freguesia com idades superiores a 65 anos e com comprovada situação de carência económica, a vários benefícios concedidos por comerciantes e particulares da freguesia de S. Mamede, que aderiram à iniciativa.
Já se encontram previstos três novos projectos. Um na área do ambiente, descendente do Limpar Portugal, o LIMPAR S. MAMEDE; outro na área da inovação social, O DIA DOS VIZINHOS, comemorado na Europa em finais de Abril e que servirá como um brain-storming colectivo de ideias, de partilha, de reflexão sobre a freguesia, sobre o espaço e sobre o próprio projecto; o terceiro na área do voluntariado e da cidadania activa, com a criação de um banco de Voluntariado da própria freguesia.
Para saber mais sobre este programa , leia aqui.
Entretanto, lanço um desafio a todos os leitores do CR. Há inúmeras iniciativas solidárias em todo o país. Porque não divulgá-las nos vossos blogs, como sinal de esperança num futuro melhor e incentivo a que se criem novos elos solidários na sociedade portuguesa?
Se não quiserem escrever, mas estiverem interessados em divulgar algum projecto de cidadania, comuniquem-me, porque eu vou à procura e darei informação aqui no CR.
Vamos lutar contra esta onda de pessimismo que invadiu os portugueses e mostrar que somos capazes de construir um país com futuro?

3 comentários:

  1. Carlos
    Sempre achei que a blogosfera e afins podem ter um papel muito util na divulgação de iniciativas que os media em geral ignoram.
    Bonita a iniciativa que aqui trás, que devidamente divulgada, pode contribuir para que olhemos menos para o umbigo e com um pequeno gesto, ajudar efectivamente os que precisam.

    ResponderEliminar
  2. Óptimas iniciativas!
    Diz o povo:
    "Deus nos livre de maus vizinhos!"
    E eu digo:
    Vivam os bons vizinhos!

    ResponderEliminar