TOP IDIOTAS
Há cerca de dois anos, o BES ofereceu à minha mãe um cartão que lhe permite coleccionar milhas, rebatíveis (diz a publicidade) em viagens de avião, estadias e programas da Top Atlântico.
Inicialmente, não percebi bem qual a utilidade de oferecer um cartão destes a uma senhora que tinha então 93 anos, mas o gestor de conta teve a amabilidade de me esclarecer que as milhas poderiam ser rebatidas por um familiar.
Há dias, recebi informação de que o saldo das milhas acumuladas nestes dois anos era superior a 30 mil, mas que mais de seis mil expirariam em Setembro, pelo que me aconselhavam a rebatê-las rapidamente. Foi então que começou esta minha viagem pelo mundo da “
Top Idiotice”.Liguei para o número indicado para saber como poderia rebater as milhas. Ao fim de 15 minutos, cansado de ouvir uma voz que me comunicava constantemente “aguarde um momento” desliguei e decidi ir a uma agência “Top Atlântico”. A única informação válida que obtive, foi que “não me podiam dar mais informações do que as disponíveis no site, porque o programa TOP MILES não permite que as milhas sejam rebatidas ao balcão”.
Não tive pois outro remédio, que não fosse voltar a tentar o 707… Depois de mais 15 minutos de espera, voltei a desistir mas, desta vez, resolvi apresentar uma reclamação por via electrónica. Como no dia seguinte ainda não obtivera resposta à minha reclamação, voltei a ligar e -MILAGRE!- fui atendido imediatamente.
Expliquei ao que ia e uma senhora com voz enfadada disse-me:
- Tem essa informação no site...
- Está enganada- retorqui. No site apenas indica o número de milhas necessárias para voos. Não diz quais os programas em que posso rebater milhas nem quantas milhas são necessárias para uma noite numa Pousada, por exemplo. Eu só quero rebater um máximo de 10 mil milhas.
(AGORA SEGUREM-SE, porque vem aí a resposta).
- Ah, bom. Não pode trocar as milhas pelos nossos programas. O que pode fazer é comprar um dos nossos programas preferenciais, que lhe permitem ganhar 4 milhas por cada euro.
-Pois, mas o que eu quero é rebater cerca de seis mil milhas e, de momento, não estou interessado em nenhuma viagem. Prefiro trocar por estadias em hotéis em Portugal. Numa Pousada, por exemplo, quantas milhas necessito por noite?
- Trinta e seis mil…
(Sim, leram bem, são mesmo necessárias 36 mil milhas, ou seja 18 mil euros de despesas com o cartão, para poder passar uma noite numa Pousada de Portugal, oferecida por essa fantástica parceria BES- Top Atlântico)
Confesso que me ri a bandeiras despregadas e depois perguntei à senhora se estava a gozar comigo. Posso fazer uma viagem à Europa por 20 mil milhas e preciso de 36 mil para dormir numa Pousada? É engano, ou o BES e a TOP Atlântico estão a gozar comigo e a querer fazer de mim TOP IDIOTA?
Com voz grave respondeu-me:
- Se acha muito, não o obrigamos. Deseja mais alguma coisa?
-Não muito obrigado.Só queria saber como posso rebater as 6 mil milhas que expiram em Setembro.
- Veja no site...
- Ah, então muito obrigado. Desculpe o incómodo. Prometo que não a volto a perturbar no seu lazer, eu sei que trabalhar dá muito trabalho, por isso vou sugerir que a substituam por uma máquina, que talvez seja mais eficiente!
Informação adicional: com o cartão TAP Victoria,as milhas só expiram ao fim de 3 anos, durmo numa Pousada por 80€ e ainda recebo 500 milhas no cartão.
Pronto, está bem, eu sei que a TAP é uma empresa pública, por isso pode dar-se a estes “luxos”, que estão vedados a empresas privadas, onde a principal preocupação é tratar os clientes como se fossem parvos. E se fossem mas é bugiar?