Terminaram os Europeus de Atletismo em Barcelona. Portugal abriu e fechou com bronze. Conquistou quatro medalhas e teve uma das melhores prestações de sempre, com muitos atletas classificados nos oito primeiros lugares. Das quatro medalhas, três foram conquistadas por mulheres, tendo Jessica Augusto perdido, por uma unha negra, a possibilidade de conquistar duas medalhas, ao ficar em quarto lugar nos 5 mil metros de hoje. Poderia ter sido ainda melhor, se Nélson Évora não se tivesse lesionado e Francis Obikwelu não tivesse sido traído pelo photofinish. Mesmo assim, temos razões para festejar e parabenizar todos os atletas que condignamente nos representaram em Barcelona.
Mais uma vez a Rússia arrecadou o maior número de medalhas, comprovando que os especialistas que preconizaram o fim do domínio russo depois da implosão da URSS, foram manifestamente exagerados.A França confirmou a sua ascensão, sendo uma das grandes vencedoras dos Europeus.
Em sentido inverso, as grandes decepções foram Itália e Espanha- que depositava grandes esperanças na afirmação do seu atletismo.