sábado, 4 de setembro de 2010

Comunicação ao país dos blogs

Ora então, como estava prometido, aqui está o chá, acompanhado de uns bolinhos. Sentem-se, estejam à vontade e sirvam-se sem cerimónias, porque tenho uma importante comunicação a fazer-vos, que espero tenham paciência de “ouvir” até ao fim.
O CR comemora hoje o seu terceiro aniversário. Não sei se é muito ou pouco, na vida de um blog, mas sei que para mim, habituado durante quase toda a vida a mudar de emprego de três em três anos, manter um blog durante três anos é um feito histórico.Comecei a escrever num período em que o trabalho era escasso, sem grandes expectativas de continuidade. Durante alguns meses estive por aqui sozinho, os visitantes eram poucos, davam uma olhadela e saíam sem uma palavra de incentivo, nem sequer cumprimentar.
Com a chegada da Primavera os vistantes começaram a afluir com mais frequência. Passaram a deixar sinais escritos da sua passagem, saudando e fazendo comentários. No dia do primeiro aniversário houve festa rija no Guincho, com as pessoas a chegar em limousines. Houve muita música, correu champagne e houve festa até às tantas. Nessa altura já pertencia a um blogobairro onde se foram tecendo amizades virtuais que falavam como bons vizinhos e se cumprimentavam diariamente.
No segundo aniversário, além da festa, houve fogo de artifício e a participação de muitos convidados vindos do outro lado do Atlântico. Desde então, a afluência não tem parado de crescer e, como já ontem vos disse, o mês de Agosto foi o mais frequentado de sempre, na vida deste Rochedo.
Tudo se conjugava para que a festa do terceiro aniversário fosse ainda mais retumbante do que as anteriores. Acontece, porém, que o ano 2010 foi um "anno horrobilis" e não vou poder estar presente, porque parti há umas horas do Rochedo, para uma viagem sem regresso marcado. Peço desculpa a todos por ter partido à francesa, sem ir a casa de cada um de vós para me despedir. Não foi possível de todo e eu também detesto despedidas.
Como vos disse, não sei quanto tempo irá durar a minha ausência. Se vão ser semanas ou meses. Espero voltar. Ou aqui, ou a um outro Rochedo ancorado noutras águas mas, se mudar definitivamente de endereço, não deixarei de vos indicar aqui a minha nova morada. Ainda não parti e já sinto imensas saudades do contacto diário que tenho mantido com todos vocês. Não se trata, porém, de uma despedida. Voltaremos a encontrar-nos aqui ou em qualquer outro lugar, dentro de algumas semanas ou meses. Obrigado a todos pelo carinho e amizade que me dispensaram e pela forma como contribuíram, com críticas e incentivos, para tornar este CR uma parte de mim. Dois mil setecentos e cinquenta posts e 180 mil visitas depois( (125 mil nos últimos 20 meses) é altura de fazer uma pausa e dizer "Hasta siempre"!
E agora, se me dão licença, vou aqui beber um pouco de Mate, porque tenho a garganta seca.

Hasta la vista!

67 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário.
    Só que não achei piada a essa retirada para local desconhecido!!
    Regresse rapidamente, sim?

    bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Parabèns
    Agora que isto está a aquecer é que vai fechar o Rochedo... e que vai ser de mim? Esqueceu-se que sou o mexilhão?

    Mas explique lá isso melhor, vai para onde, quando, com quem?

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, mas tive, mesmo, de beber um chá para acalmar, então agora resolve sumir no dia do aniversário?
    Pronto... vou beber outro chá

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Imenso tempo estive sem pôr o pé no Rochedo, chego e eis que me deparo com uma "hasta la vista" !
    Vou esperar que volte. Vou querer participar no 4º.aniversário e para este terceiro mando-lhe, de parabéns, com o meu abraço a bonita frase do nosso F.Pessoa:
    O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
    Maria Lx.
    2010/09/04

    ResponderEliminar
  5. Vá sem pressa e leve o tempo que levar tenho certeza que não deixará este Rochedo sem notícias, afinal você é o inconstante mais constante que conheço.
    Obrigada pelo chá, estava tudo um primor...sentimos falta somente do anfitrião.Mas sua ausência é bem justificada.Espero que tenha tido tempo de colocar os brigadeiros na mala :o)

    ResponderEliminar
  6. Carlos
    Já habituada a passar diariamente pelo rochedo, abre-se um enorme vazio em meu dia no Blogobairro... Fica a esperança de sua volta, de sua presença, de sua amizade, num tempo não tão distante.
    Seja essa sua viagem um momento de realizções, encontre seu coração a paz e a felicidade buscadas, fique bem, meu amigo.
    Parabéns ao Rochedo pelo aniversário e a você um abraço e votos de boa viagem.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!
    Bebi o chá oferecido, mas nem com muito açúcar perdeu o travo amargo, que se lhe agarrou nesta hora da despedida. Mas...
    Vá, Carlos, vá, não resista ao apelo andino!
    Desejo-lhe tudo de bom.
    Não me parece que tenha de fechar o Rochedo. Não há por lá um pedaço mar onde o possa ancorar?! Tenho esperança que sim.Náo deixe de dar notícias.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Ora eu a preparar-me para a festa e zás, sai-me uma coisa destas?!!!!
    Ainda por cima te descobri tarde!...
    São os encontros e desencontros da blogosfera!
    Espero que seja apenas uma retirada para retemperar forças.
    Sabes que, quando algum amigo virtual e não só, encerra o seu "estaminé" ficam alguns com vontade de fazer o mesmo?!

    Grande abraço e até breve

    ResponderEliminar
  9. E a PresidentA do Blogobairro e sua maior cobradora de prevaricações, não podia deixar de estar presente neste aniversário, ora pois!
    Lá tive de interromper as minhas férias milionárias (nem queira saber o que o meu saquinho azul tem servido), mas para lhe dar os parabéns até fiz o sacrifício.

    Este foi um dos primeiros blogs com que mantive de imediato uma ligação muito próxima, visitas e comentários diários, durante todo este tempo.

    O seu sucesso e o aumento de comentadores de ano para ano, não espantam ninguém pois a qualidade dos posts, a diversidade de assuntos e a hospitalidade do deu autor, são a imagem de marca deste Rochedo que agora se despede.

    Tudo tem um término, é assim mesmo, mas espero notícias - aqui ou noutro lado - tão breves quanto possível.

    ResponderEliminar
  10. As despedidas nunca são para sempre. Da ausência, retiram-se as melhores memórias de momentos que a todo o instante podemos reviver em cada página deste blog.
    Foi a partir deste Rochedo que me aventurei na blogosfera, apadrinhada pelo seu autor, que me apresentou a fina flor deste blogobairro.
    Hasta la vista, Carlos, foi uma honra ter partilhado consigo tantos temas, pontos de vista, perguntas e respostas, que enriqueceram os meus dias.
    Quando regressar, seja lá de onde for, não se esqueça de vir buscar a chave do Rochedo, que guardarei com desvelo como me pediu, abrindo de quando em vez as janelas, para que a brisa do Guincho o mantenha arejado e pronto a recebe-lo de novo.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns!
    Oooohhhh... snif,snif. Não demore muito está bem?
    Espero que dessa ausência traga mais aventuras para relatar no seu rochedo.

    ResponderEliminar
  12. Oh Carlos, seja feliz. Claro que faz aqui falta. Claro que sim! Mas cumpra-se o seu sonho!
    Vá aparecendo porque melhor ou pior entendemos castelhano.

    :))))

    ResponderEliminar
  13. Carlos

    Depois de ler os comentários anteriores, não tenho mais a acrescentar. Vá lá, mas volte depressa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. parabéns pelos 3 anos, força e regresse rapidamente.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns!
    Incansável andadeiro, volta sempre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Compreendo, desejo tudo de bom, mas tenho dificuldade em aceitar.
    Fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  17. O chá está delicisoso. Servi-me dele frio... porque o calor não abranda. Parabéns pelos três anos do blog, de que só conheci alguns meses, mas de dias excelentes. Quanto à viagem... escusa de nos fazer inveja com esse link para imagens tão belas. Só por isso, não tarda vou postar um pouco de mar algarvio! :) Até breve!

    ResponderEliminar
  18. Um dos meus blogues preferidos completa hoje o seu 3º aniversário.
    Vim até cá para lhe dar os parabéns e recebo esta triste notícia.
    Há algumas amizades virtuais, cujas raízes são tão profundas, que dói muito arrancá-las do nosso coração.
    Não quero ser sentimental, mas vou ter muitas saudades do Crónicas do Rochedo e do seu autor. Apesar de não estar sempre de acordo consigo, Carlos, tenho por si uma grande consideração e respeito. Vou esperar pelo Carlos e pelas suas crónicas. Vale a pena!

    PS: Eu estava convencida, que o aniversário do Crónicas do Rochedo era amanhã, dia 5 de Setembro, tendo pensado numa surpresa no ematejoca azul. Afinal, amanhã já deve estar longe da blogosfera e de todos nós.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Boa viagem e bons sonhos. Volte logo ao Rochedo, Carlos!
    Beijo.:)))

    ResponderEliminar
  21. Puxa vida! Não gostei nada. Sempre gostei de passear por este Rochedo (mesmo nem sempre deixando comentários) e agora ... este adeus. Não achei mesmo graça nenhuma. Dou os Parabéns pelo 3º aniversário e espero, sinceramente, parabenizar pelo 4º, 5º, 6º, 7º...

    ResponderEliminar
  22. Fiquei sem fala, surpresa desta debandada inesperada. Mas pronto é a vida. Muitos parabéns, o chã está uma delícia, espero sinceramente que regresse muito brevemente, em castelhano ou em mirandês, tanto faz que a gente entende-se. Já estou com saudades.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Não percebo ! Devo dar os parabéns pelo aniversário do Rochedo, e depois fico sem ele ? Carlos só com desenho é que isto vai lá. Habituamo-nos a uma coisa e depois tiram-na ? A isso chama-se maldade. Cá fico á espera do desenho para ver se entendo!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Olá Carlos...
    PARABÉNS por mais este aniversário - o 3º. e tenho a certeza que a este, outros se seguirão. Não me convenceu de uma longa partida, muito menos de uma partida definitiva... O Carlos escreve com gosto, com cabeça, com vóz e com alma. O seu "inquieto espírito" não o vai deixar descansar sem que diga neste ou noutro espaço tudo o que lhe vai na alma, para além da excelente informação que faz o favor de partilhar com todos, dos maravilhosos blogs que nos sugere sempre, de recordações de outrora que muitos já haviamos esquecido, e sei lá... tantas outras coisas que não pode nem deve calar, Carlos! Passo sempre por aqui, algumas vezes não deixo as minhas humildes palavras, apenas porque nem sempre estou inspirada, mas garanto-lhe que saio daqui sempre de "cara alegre", grata por saber da existencia de uma pessoa "imensa" como o Carlos é. Bem sei que não o conheço pessoalmente, mas a escrita diz-me muito sobre uma pessoa... é como as acções.
    No entanto, nem sempre nos é possivel andar por aqui com a intensidade que os nossos amigos desejam... Assim, respeito a sua retirada, desejando sinceramente que tudo lhe corra bem. Respeito mas espero, seja apenas temporária. É que sabe, Carlos, a sua presença faz tão bem - e não é apenas a mim, veja bem os comentários. A malta aprecia mesmo o CR (Diga-se Cronicas do Rochedo, não vá o Carlos pensar que é o Cristinao Ronaldo)
    Grande, grande abraço e até breve,
    Cristina Franco

    ResponderEliminar
  25. Então, muitos parabéns...
    Tudo bem a vida muda e as âncoras ferram-se noutras areias, mas com a net, As Crónicas do Rochedo podem estar sempre à tona,
    Um Abraço...
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  26. Até breve Carlos...
    Deixa-me saudades!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  27. Parabéns!

    O chá parece óptimo :)

    ResponderEliminar
  28. Carlos,
    apesar da surpresa da despedida, não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo terceiro aniversário!
    Fico mais pobre, pois a minha blogosfera vivia muito dos seus textos diários e mesmo que não comentasse, passava sempre por aqui.
    Aguardo a sua volta com ansiedade.
    Uma braço :)

    ResponderEliminar
  29. Embora atrasado, parabéns pelo aniversário do Blog.
    Tudo a correr pelo melhor, Sr. Carlos.

    Um abraço e até à vista.

    ResponderEliminar
  30. Parabéns !
    Mais uma baixa:)Isto dos blogs faz lembrar viver num prédio onde por acaso os vizinhos são simpáticos e agradáveis , mas estão sempre a mudar . Um dia deixam de regressar , o apartamento vazio não é ocupado por novos vizinhos e acontece como nalgumas cidades o bairro fica vazio....pena :(
    Foi bom enquanto durou :)

    ResponderEliminar
  31. Parabéns pelo aniversário do blogue, Carlos.

    PS - Caramba, eu tinha acabado de aqui, chegar. Nem apreciei a rotina de ler as suas publicações!!
    Vá, desfaça o meu karma de que tudo que é bom me anda arredio...
    (convenço-o?..rs)
    Abraço e tudo de bom para si

    ResponderEliminar
  32. Parabéns , Carlos!
    Come já leu, cai fazer-nos muita falta....
    Ficaremos expectantes e esperançosos!
    Boas férias e até breve.

    ResponderEliminar
  33. Em primeiro lugar: PARABÉNS pelo 3º aniversário das "Crónicas"!

    Em segundo: BOAS FÉRIAS!

    Em terceiro: cá aguardarei as novas do Rochedo, daqui a semanas ou meses - às vezes é necessária uma pausa e cabe ao Carlos decidi-la! Com alguma pena, mas é assim a vida... :)

    Agora é aproveitar a viagem ao máximo, com alegria e boa disposição! (tenho a certeza que na volta haverá uma mala cheia de novidades de outro canto do planeta, que deliciarão todos os leitores...) :D

    BOA VIAGEM!

    ResponderEliminar
  34. Muitos Parabens pelo aniversario do Rochedo e umas excelentes ferias:))

    ResponderEliminar
  35. Amigo Carlos obrigado pelos seus maravilhosos posts e pela amizade. Fico a aguardar o regresso. O meu muito obrigado. Até já.
    Abraço

    ResponderEliminar
  36. Parabéns pelo aniversário
    Obrigada pelo chá
    Mando daqui um abraço
    e um sempre até já!

    ResponderEliminar
  37. Tenho andado, nos últimos dias, mais afastada do país dos blogues. Só agora, portanto, dei por esta sua anunciada ausência. Que seja por uma mudança positiva para que, daqui a pouco tempo, continue a fazer os nossos dias mais perfeitos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Mas afinal o que se passa???
    Além dos parabéns pelos três anos de vida, quero deixar expresso que o Carlos quer pôr à prova o nosso amor pelas CR...
    :))
    Saúde e volte com aviso...

    ResponderEliminar
  39. Carlos,
    Nem sei bem o que lhe dizer...
    É tão triste a despedida que quase perdi as forças para lhe dar os parabéns.

    O Carlos habituou-nos a excelentes textos, habituou-nos a uma hospitalidade - nortenha, pela certa ;) - calorosa e carinhosa que vai ser dificil perder...

    Já cá vim 3 ou 4 vezes, e só agora consegui escrever estas poucas palavras... (uma despedida não combina bem com uma festa de aniversário)...

    De qualquer forma, obrigada pelo chá, e obrigada por todo este tempo que aqui o visitei e me delicie com a beleza da sua escrita. Pena que tenha, pelo menos aqui neste rochedo, terminado.


    Um grande abraço, e boa viagem (seja lá para que paragens for).

    Espero que não se esqueça de visitar os amigos, e aqueles que, como eu, foram entrando sem serem convidados...
    Aguardarei "um" regresso!

    ResponderEliminar
  40. Boa viagem, Carlos. Virei espreitar vez por outra se dá notícias da nova morada.

    ResponderEliminar
  41. Comer não consigo, que tenho um nó na garganta! Mas acompanho-te num chá, não será mate mas outro mais nacional...e bebo ao teu futuro pessoal e profissional, à vida e à que ela traz de bom,ao teu regresso se assim o desejares. Terei sempre todo o gosto em continuar a ler-te.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  42. Carlos,
    Apanho cada susto!
    Caraças agora é que resolve partir? E é assim tão secreto?
    Até me esqueci de dar os parabêns pelo 3º ano. Agradabilíssima companhia!
    Vai para um sítio de seu agrado? Que tudo lhe corra pelo melhor e fico à espera...Hasta luego
    BEIJO

    ResponderEliminar
  43. Caríssimo Carlos,

    É uma pena a sua partida deste blogue que era um dos mais originais pelo seu fulgor de escrita e grande imaginação! Espero que volte em breve.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  44. Como é difícil nos acostumarmos à ausência...

    ResponderEliminar
  45. Parabéns pelo aniversário do blogue e pela viagem. Se pudesse seria mais uma a partir para parte incerta, porém sou demasiado cobarde para começar do nada!

    Bon Voyage et Bonne Chance!

    Je t' embrasse,

    Nathalie Armindo

    ResponderEliminar
  46. Sou das recentes no seu blog, mas quão bem o percebo.
    Que o tempo esteja bom durante a viagem.

    ResponderEliminar
  47. Um chá...tá bem , foi para adoçar o bico dos passantes, a seguir vem a noticia de uma viagem sem data para voltar, que seja proveitosa é o que desejo, vejo que anda por aqui uma vaga de despedidas....
    Boa viagem, quando voltar estaremos por cá!
    Tudo de bom, um abraço e boa viagem :)

    ResponderEliminar
  48. E assim vai ficando o blogobairro mais vazio.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  49. Carlos,
    Caraças, ainda não me habituei...Eu que me cruzei consigo em Macau sem saber, eu que espreitei no Rochedo e aqui fiquei,eu que o visitei como um amigo, deixa assim um vazio...
    A pena é tão sincera, Carlos, que até tive que desabafar no meu cantinho.
    É difícil não encontrar nem saber onde procurar um amigo.
    ...um beijo...

    ResponderEliminar
  50. Oh! Entrei a socapa para o chá, (adoro chá e bolinhos), e já se vai embora? Espero que corra tudo bem consigo, e volte quando poder :)

    ResponderEliminar
  51. tenho pena, mas cá fico a aguardar o teu regresso. bem haja!

    p.s.- chá e bolonhos?! e o vinho tonto e as bifanas? ãh? onde estão?!

    ResponderEliminar
  52. Meu amigo:
    Nem a maravilhosa mesa que nos oferece consegue disfarçar a tristeza no meu rosto.
    Venho de férias, um pouco deprimida e encontro o Rochedo de partida!
    Só a esperança num regresso me conforta.
    Por favor, não é preciso que seja num rochedo, basta uma rocha ou até uma pedra pequenina, mas volte!Está prometido?! :-)
    Respeito como é óbvio a sua decisão.
    Desejo-lhe as maiores felicidades na sua vida pessoal e profissional.
    Beijinhos da amiga
    Fernanda

    ResponderEliminar
  53. Tarde, tardíssimo, mas cá estou de volta a subir a este Rochedo que tem umas vistas magníficas sobre o mundo, a sociedade, a nostalgia e uma amizade que se pode também encontrar nas teclas de um computador.

    Ainda não estou refeito do choque, estou amuado, valeu o cházinho Carlos.

    Hasta siempre ou como se diz na nossa terra, volta depressa ó morcão!

    ResponderEliminar
  54. É assim a vida. Uns partem outros voltam.
    Não é agradável voltar e ver que alguns dos vizinhos mais próximos, uns já foram, outros anunciam a sua partida.
    Enfim, deixo-lhe os meus Parabéns e que a nova vida com que tanto sonhou, nas Américas Latinas seja muito feliz.
    Quando puder e se assim o decidir, dê notícias.
    Afinal, se podemos viver sem si? Poder, podemos, mas não é a mesma coisa.
    Veludinhos

    ResponderEliminar
  55. e eu não tenho visitado o vizinho (nem sei se sou vizinha...) mas finalmente cá voltei e realizo que partiu. se foi um ano horribilis... tá perdoado, renovar-se é preciso, retemperar forças, ganhar ánimo(s)...vá, sei que voltará
    bons ventos o acompanhem

    ResponderEliminar
  56. Quer que eu me acredite que nas pampas não há net? E que não pode vir aqui, nem que seja só à caixa de comentários, dizer que chegou bem, que está tudo bem? E logo este ano que o FCP ainda não perdeu um jogo. Nem unzinho, Carlos!
    Homezessa!

    :)))

    ResponderEliminar
  57. Tudo bem que não tenha sinal de Internet...mas nem um de fumaça?

    ResponderEliminar
  58. Carlos acabo de chegar de uma viagem de 20 dias por Istambul, Praga e Paris e ao voltar à vida normal, segue-se a visita diária ao Rochedo, eis que me deparo com tão triste notícia, a da pausa no Rochedo.
    Se está na Patagónia penso que estará bem, com este ou com outro endereço espero voltar a lê-lo o mais depressa possível.
    Um grande abraço

    Hugo Martins (Viagens Lacoste)

    ResponderEliminar
  59. Carlos saudades!

    Deixo um convite. Quem sabe....

    O Atelier de Artes da SIMECQ tem um convite para os amigos

    http://simecqcultura.blogspot.com/2010/09/exposicao-de-pintura-130-anos-simecq.html

    Contamos com a presença de todos

    Abraço

    ResponderEliminar
  60. Olhe que as saudades, são muitas...
    espero que volte depressa porque, com tanta água que este país anda a meter, estamos mesmo a precisar de um rochedo ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  61. Parabéns, atrasados...
    :-(
    Um beijinho.

    ResponderEliminar