quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quanto custa um copo de água?


De acordo com o secretário-geral da AHRESP ( Associação de Hotelaria, Restauração e Similares) é possível que, a partir de Setembro, os copos de água deixem de ser fornecidos gratuitamente nos estabelecimentos de restauração e similares. Ao ouvir isto, recuei imediatamente a 1975. Num fim de semana de Julho fui ter com os meus pais que estavam de férias no Hotel Alvor, no Algarve. Ao final da tarde, pedi um copo de água no bar da piscina, que me foi prontamente servido, com a pergunta:
- Paga agora, ou ponho na conta do quarto?
Devo ter arregalado tanto os olhos, que o empregado fez questão de me esclarecer a situação. Havia escassez de água, a água canalizada não era recomendável, por isso os copos de água servidos aos clientes eram de água engarrafada. Logo, teriam de ser pagos.
A AHRESP quer recuperar a prática, mas com a inovação de os estabelecimentos passarem a poder cobrar por um copo de água canalizada. Ora, em minha opinião, tal situação não é só absurda, como ilegal.
Absurda porque revela a mesquinhez a que chegou o sector. Ilegal, porque ao cobrar um copo de água que lhes é fornecida pela companhia, os empresários estão a locupletar-se com um lucro ilícito, cobrando o valor de um copo de água a um custo superior àquele que pagam ao fornecedor, já que o valor mínimo a cobrar ao cliente nunca será inferior a 1 cêntimo.
De qualquer modo, quando pedir um café e um copo de água, o melhor é habituar-se a perguntar quanto custa a água- não vá o seu preço ser superior ao da Bica. E, pelo sim, pelo não, peça a lista. Se lhe responderem que o preço não vem na lista, então recuse-se a pagar e diga que vai chamar a polícia. É que gente assim, só pode ser tratada como delinquente!

11 comentários:

  1. Dizia a minha avó, "meu filho, nunca se nega um copo d'água a ninguém". Ora aí está uma expressão que, com o tempo, foi por água abaixo!

    ResponderEliminar
  2. Se bem que por aqui toda água é cobrada.Os estabelecimentos nem oferecem a água canalizada, somente a mineral engarrafada( pelo menos é o que dizem).Tanto que nem precisamos fazer a diferenciação no pedido.

    ResponderEliminar
  3. Quando estive na Finlândia, paguei 5 markkas por um copo de água del cano.
    Fiquei escandalizada, claro.
    Mas pagar por um copo de água canalizada de qualidade tão boa ou superior à água evian não me choca. Choca-me é que o tentem fazer num país onde a água canalizada é quase imprópria para consumo.

    ResponderEliminar
  4. Vou ter que me habituar...mas custa-me muito engolir mais esta despesa!!!

    ResponderEliminar
  5. Em Itália, onde a água é imbebível, cada vez há mais restaurantes e bares a servirem (e a cobrarem, evidentemente) água del cano filtrada. Num, na Piazza di Spagna, disseram-me que não podiam servir a acqua naturale que bebo sempre. Só a frizzante, que detesto, e a tal filtrada.

    ResponderEliminar
  6. É uma questão de tempo, Carlos,é uma questão de tempo....

    ResponderEliminar
  7. E precisa muita mesquinhez mesmo, para se começar a cobrar os copos de água canalizada.

    E vão cobrar quanto? 5 ou 10 cêntimos, por causa dos trocos?! Vivemos num país em que rapidamente se cai na tentação da ladroagem... :(

    ResponderEliminar
  8. Que mais irão "inventar" para se manter o lucro, sempre a "lucrar"...

    ResponderEliminar
  9. Só espero é que nunca se lembrem de me começar a cobrar as moscas que caem "por acidente" nas minhas teias.

    ResponderEliminar
  10. mesquinhez é pedir um copo de agua atras do outro para ficar 3 horas sentado num café...ora se nao tem dinheiro para ir para o cafe fique em casa, na varanda, que dá uma optima esplanada e beba aí a sua agua del cano à borla, pois quem tem uma porta aberta, paga água e residuos sólidos e electricidade como toda a gente. é mais que justo que não gozem com as pessoas nem com o seu trabalho! mas como isto é modos de lisboeta que vem para o algarve empatar e achar que mata a fome ao algarvio, apenas porque passou o ano inteiro a morrer de fome para ca vir gastar uns centimos durante duas semanas, e a mania do copo de agua, porque é fino pedir um misero cafe e ainda ter que pedir água a borla, nao me admira que achem que continue a ser de borla...se lhe entrassem na carteira se calhar já nao pensava de igual forma.

    ResponderEliminar