quarta-feira, 4 de março de 2009

Rochedo das Memórias 94: em 1979 o mundo começa a ficar perigoso

Em 1979, a "Dama de Ferro" torna-se chefe do governo britânico. A sociedade de consumo aplaude e apressa-se a endereçar telegramas de felicitações. Como presente envia à inquilina de Downing Street a sua última criação: o telecomando.
Não foi, porém, necessário recorrer à sua utilização, para depor os ditadores Idi Amin ( Uganda), Anastasio Somoza ( Nicarágua) e Park Chung Hee ( Coreia do Sul). De formas diversas, os ditadores foram afastados pelos seus compatriotas. Felizmente, o mundo ainda não conhecia o polícia do mundo George Bush, que anos mais tarde viria a tornar-se o mensageiro sangrento da democracia.
Quem não estava muito pelos ajustes, com estes sinais de mudança era o Irão. O Xá Reza Pahlevi é deposto e Khomeini inicia o regime dos ayattollahs. O fundamentalismo islâmico dá os primeiros passos.
Cá pela terrinha, "com o Código Postal é meio caminho andado," afirma a campanha publicitária dos CTT. Quem não precisou de Código Postal foi o FC. Porto que, neste ano, ganha o campeonato nacional de futebol , iniciando uma era de conquistas que muita inveja e despeito criarão nos clubes da Segunda Circular lisboeta.
Conduzir com um walkmann (a grande oferta musical para a juventude neste final de década)nos ouvidos, pode ser meio caminho para a morte. Glória Gaynor, porém, sossega os espíritos cantando "I Will Survive".
Na política portuguesa, Eanes entra em conflito com Mário Soares e cria um governo de iniciativa presidencial.
Os ecologistas tinham razão. A energia nuclear encerra perigos que podem ser incontroláveis . A tragédia esteve a um passo de acontecer na Pensilvânia. Não houve desastres pessoais, mas dez mil pessoas foram obrigadas a abandonar a região.
Entretanto, Francis Ford Coppola apresenta em Cannes Apocalypse Now. Os mais distraídos, poderão pensar que se trata de um aviso sobre as calamidades ambientais… mas o filme revela apenas os horrores da guerra do Vietname.
Finalmente, enquanto um foguetão francês ( Ariane) leva os europeus para o espaço, os EEUU e a URSS assinam os Tratados SALT que visam regular a utilização e fabrico de armas estratégicas. A Guerra Fria continuava mas, a todo o custo, as duas grandes potências procuravam evitar a eclosão de uma nova Guerra Mundial.

13 comentários:

  1. Excelentes essas retrospectivas dos anos (terminados em) "9" que vem nos apresentando, Carlos.

    ResponderEliminar
  2. Olhe sefaxavôre... e aquela quem é?
    Alguma ecologista que ficou presa no meio de um derrame de petróleo, foi?

    Oh Si, são mais 3 contra-ordenações MUITO GRAVES, para o CBO.
    E já!

    ResponderEliminar
  3. Dulce: Na coluna da direita, se clicar no Rochedo das Memórias ( foto ou etiqueta) tem acesso a toda a história do século XX. Vista à minha maneira, claro.

    ResponderEliminar
  4. Patti: isso é qu'era doce! Alistou-se na PSP de Braga, foi? Seja como for, já vem tarde, porque quando em Abril publiquei a primeira vez esta foto aqui:
    http://cronicasdorochedo.blogspot.com/2008/04/rochedo-das-memrias-41-o-mundo-est.html

    não foi alvo de qualquer coima, nem sequer admoestação.
    Por isso, já sabe, se a afilhada passar as coimas ( não percebo a razão de serem 3, mas está bem...) vou recorrer. E como já apresentei diversos recursos, o Júri d'Apelo está entupido e quando apreciar este caso já prescreveu.

    ResponderEliminar
  5. Homessa, as coisas de que este homem se lembra!!!!

    ResponderEliminar
  6. Pois é amigo Carlos, hoje a senhora PresidentA saiu em patrulha à caça das coimas. Ou requeremos imunidade blogueira ou então estamos entregues à injustiça qualificada. Como muito bem diz, pode ser que prescreva!

    ResponderEliminar
  7. ORA BEM!!
    CHEGUEI!!
    Ainda que de fugida, só para aplicar, sem apelo nem agravo, não 3 mas 6 contra-ordenações MUITO GRAVES, a saber:
    1ª Relativa à 1ª publicação da foto
    2ª Relativa à 2ª publicação da foto
    3ª Relativa ao protesto, que só pode fazer mediante requerimento.
    4ª Relativa ao entupimento da engrenagem fiscal do BB
    5ª Relativa ao crime de discussão com a PresidentA
    6ª Relativa ao gasto do meu tempo e dos quilómetros que fiz para vir aplicar as coimas!!!
    Resta-me dizer que o valor ascende a 6.000,00 € (seis mil euros), a pagar por multibanco e de imediato, que o BB aderiu ao Simplex e se quiser recurso, paga primeiro e refila depois.

    Tenho dito, lavrado, assinado e carimbado com selo branco, preto e amarelo por causa das dúvidas e falsificações.

    P.S. Estas coimas são aplicáveis, na mesma medida, a todos os Gabinetes do BB que infrigirem as regras!

    ResponderEliminar
  8. Si: Enganou-se! Não é BB, é BB e ela já está muita velha e só se preocupa é com a defesa dos animais!
    Quanto ao resto, cometo os Delitos que me apetecer, como se pode ver na coluna direita. E quem não gostar, arrisca-se a levar com o martelinho, mesmo não sendo noite de S. João!Ómessa...

    ResponderEliminar
  9. Blonde: Muito trabalhinho de pesquisa, é o que é...

    ResponderEliminar
  10. 79, bom ano! O ano em que eu nasci!!! (Sim, eu sou centrada em mim mesma, so what?)

    :)

    ResponderEliminar
  11. BB é Blogobairro, senhor, Blogobairro!! E fáxavor de pagar e não bufar, que é uma quantiazinha sem importância... (só dá para uma noitita no mais novo Hotel do Dubai e uma gorjetinha para o rapazinho das malas, mai nada..)

    P.S. E muita sorte por não levar mais umas coimas por ler na diagonal o meu post de hoje, humpf!!

    ResponderEliminar
  12. Formiguita: Eu também já tive 30 anos. É a idade em que começa a vida.

    ResponderEliminar
  13. Si: Eu sei que para si é blogobairro, mas para mim BB só pode ser dus coisas: BB ( elle- même) ou Bem Boa, uma laranjada que havia nos anos 60, que por acaso era bem má.
    Quanto à leitura do seu post, estava nevoso, depois de ter recebido a notificação das contra-ordenações. Decidi, por isso, fechar o Rochedo, para evitar um ataque cardíaco.

    ResponderEliminar