quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Há festa cá no Bairro!


No dia 8 de Março do ano passado, escrevi um post (“Sugestões para mulheres muito especiais” ) em que convidava as pessoas a irem à Biblioteca Operária Oeirense, para um debate sobre a situação das mulheres no Darfur.
Nessa altura os comentários no Rochedo eram escassos e os visitantes diários raras vezes ultrapassavam a meia centena. Naquele post, só houve uma pessoa a comentar. Pelo teor do comentário, concluí que se tratava efectivamente de uma mulher muito especial. Sabia perfeitamente o que se passa(va) por lá.
Fui ver a proveniência ( depois dela me ter informado como chegar ao seu blog, porque na altura ainda era mais nabo do que agora…) e encontrei um post sobre o Dia Internacional da Mulher que me deixou deveras impressionado (link http://aresdaminhagraca.blogspot.com/2008/03/tenho-arrumada-questo.html)

Dele retive vária frases, que aqui não reproduzo, porque aconselho vivamente, a todos que não leram o post, que o façam hoje. Depois, quase sem interrupções, fui ler os posts anteriores. Fiquei de imediato cativado e elegi esse blog como um dos 7 melhores criados em 2008.
Creio que a empatia foi mútua, porque desde esse dia passámos a visitar-nos diariamente. Eu já escrevi aqui muitas coisas sobre esse blog e sobre a sua administradora e pouco mais tenho a acrescentar. Queria apenas dizer, no dia em que o Ares da Minha Graça celebra o seu 1º aniversário, que a Patti é das pessoas que melhor interpreta o espírito de partilha da blogosfera. Percebi-o no dia em que ela criou a expressão blogobairro, para explicar à Beatriz como funcionava aquilo a que até aí todos chamavam bologosfera.
A expressão ganhou raízes e, tal como ela previra, o blogobairro alargou-se e atinge hoje uma dimensão apreciável. Há quem goste mais de condomínios fechados, mas eu prefiro este bairro onde a vizinhança não se olha de soslaio. Onde não há videovigilância, alarmes e seguranças fardados a perfeito. Aqui as pessoas têm sempre a porta aberta e olham-se, olhos nos olhos, com frontalidade e sem subterfúgios. Com lealdade.
Muito deste espírito aqui criado deve-se à Patti. À sua forma de estar, à riqueza dos seus posts , à frontalidade com que encara as questões, ao estilo cativante da sua escrita. Gostava muito de estar presente na festa que, tenho a certeza, irá ser de arromba, porque ela tem amigos em todo o país e ninguém vai querer faltar. Infelizmente, não poderei estar presente, mas daqui ergo a minha taça num tchim tchim, no dia do seu aniversário.
Obrigado, Patti!

26 comentários:

  1. Já lá fui deixar os meus parabéns, que muito merece. Olhe que o link para o post dela tem um E a mais no fim. Quem quiser lá ir através dele não consegue, just in case.

    ResponderEliminar
  2. Salvo: Obrigado pelo alerta! Já corrigi.
    Eu também já passei por lá a cumprimentá-la.

    ResponderEliminar
  3. também já parabenizei a nossa Presidente.Um post merecido e muito bem dedicado.
    abr

    ResponderEliminar
  4. Gostei da comparação efectuada entre um condomínio fechado e um bairro aberto que usou a propósito da blogosfera este mundo virtual muito especial e meio complicado!

    ResponderEliminar
  5. Parabens repartidos pelos dois ,mas claro que o Champanhe e bonbons vão já para a Patti.

    ResponderEliminar
  6. Já lá deixei a minha homenagem e concordo em absoluto com o que diz no seu post. Não foi à toa que escolhi os Padrinhos da minha modesta casa e que me mudei para este bairro, onde, todos os dias, se partilham vivências.
    Tchim Tchim também a si, Carlos, porque foi por si que cheguei ao Ares.

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo as tua palavras, e junto-me no brinde à Patti:))

    ResponderEliminar
  8. Bonita homenagem esta Caro Carlos .. "descobri" a Patti há muito pouco tempo e já a leio senão diariamente pelo menos sempre que tenho uns minutos disponíveis.

    É simpático este Vosso bairro :)

    ResponderEliminar
  9. Bem, se o post de aniversário da Patti me deixou meio a sorrir, meio de olho molhado, confesso que este não ficou atrás :-)
    É sem dúvida um dos blogs que mais vezes leio, apesar dos seus longos textos que não consigo deixar de ler até ao fim - quem me conhece sabe que no blogobairro a preguiça de ler textos grandes é enorme.

    Mas se a Patti está de parabéns e a festa vai ser de arromba, ao Carlos devo um agradecimento especial por me ter mostrado o caminho até sua casa. :-)

    ResponderEliminar
  10. Ao Ares e à Patti já enderecei os meus parabéns. Um Tchimm Tcimm à PresidentA

    ResponderEliminar
  11. Carlos... que menção tão bonita... snif...
    Hoje estou assim, de lágrima fácil; que maçada...
    É muito gratificante perceber a capacidade generosa de tantas almas. Pelo que partilham e pelo que ensinam.
    E, sobretudo, pelo que dão.
    Abraço a si e à Patti, a quem já enviei miminhos.

    ResponderEliminar
  12. Há aniversário, mas a festa é só no interior dos nossos corações, por causa da crise.

    ResponderEliminar
  13. Oh Carlos, o que digo eu agora depois deste post?
    Digo que bom e ainda bem, não é?

    Ainda bem que nos ‘conhecemos’ e que ao longo destes meses todos, foram poucas as visitas que deixámos de nos fazer. E que somos muito parecidos na postura que mantemos por aqui.

    E ao falar de Março, quase no início, éramos ainda tão poucos a comentar no blogobairro, aliás praticamente nenhuns e de repente …
    Eu já não tenho tempo, mãos e organização para tantas visitas, tantos comentários, tantas surpresas que surgem diariamente.

    Mas é sempre um enorme prazer ver que o que faço por aqui, o que posto no Ares, por onde passeio, quem visito e quem leio, o faço por gosto e aquilo que não me agrada e que identifico rapidamente, não me atinge minimamente, nem sequer me roça ao de leve.
    E saber que sou a mesma de que quando comecei, só com a pequena diferença de que sou mais rica hoje.

    Descobri que escrever dá muito trabalho e que preciso de descobrir ainda mais sobre o assunto. Muito mais.

    Tchim-tchim, Carlos. A mais um ano.

    ResponderEliminar
  14. Concordo em absoluto com o que aqui escreve. Já lá fui dar os parabéns à Patti.

    ResponderEliminar
  15. Que forma tão simpática de se escrever sobre alguém.
    A Patti deve estar feliz por o ter na vizinhança.
    Gosto da expreção blogobairro.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  16. Boa noite. Eu vou lá de vez em quando, mas como não o consigo adicionar aos favoritos, às vezes esqueço-me :(. Patti, pode ver porque não se consegue adicionar ao clicar no lado direito do rato? Obrigada. Cpts.

    ResponderEliminar
  17. Talentoso Amigo:
    Ergo também uma taça à sua amiga Patti.
    "Blogobairro", sensacional conceito de Blogosfera.
    A si, foi um gesto lindo. Fantástico. De dedicação muito pura pela sua significa amiga de sonho.
    Excelente sentir.
    Parabéns sinceros pelo que é.

    Abraço amigo de um respeito e estima gigantes aos dois.
    Com cordialidade e amizade


    Peter Pan

    ResponderEliminar
  18. Estenda o copo, por favor, Carlos: também me junto ao tchim-tchim!

    ResponderEliminar
  19. Muito contra a minha vontade tenho andado mais afastada do que gosto neste blogobairro. Hoje só posso deixar registo da minha passagem, do gosto que continuo a ter quando posso ler-vos (Carlos e vizinhos) deixar parabéns e informar que durante umas semanas ainda vou andar pouco disponível mas que, logo que me seja possível regressarei. Entretanto, mesmo sem deixar rasto, vou dando umas espreitadelas furtivas sempre que possa. Abraços

    ResponderEliminar
  20. O post dela é lindo, alias o blog dela é lindo. Foi atraves da Patti que conheci seu blog! Dois blogs maravilhosos!! Em que me viciei!!Eu me sinto parte desse bairro, e me sinto muito feliz por isso!!!

    Parabéns a Patti!!

    Bjãoo

    ResponderEliminar
  21. Carlos,
    vim só avisar que tem um Desafio no meu blog.
    Espero que aceite.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Assino por baixo e vou já dar os parabéns à Patti (até o nome cheira bem)

    [esta coisa do blogobairro e do condomínio fechado é assunto interessante...um dia, sentamo-nos na soleira da porta e conversamos todos sobre isso!, boa? rsrsr]

    [Hoje lembrei-me de si porque, sem saber como, lembrei-me de uma expressão do norte interior, que não ouço há muitos anos, e que faz parte da linguagem mais popular. Saberá V. senhoria o que significa "estar com sapeira"?
    _ Estou com uma sapeira que... rsrss
    :)))

    ResponderEliminar
  23. Parabéns à Patti, que bem os merece, e a si pela ternura deste post.

    ResponderEliminar
  24. Querida Vizinhança:
    Obrigada pelas vossas palvras aqui no Rochedo, já gastei 3 pacotes de lenços e não sou nada dada a lamechices. :)

    Agora venha mais um ano, para mim e para vocês, porque o blogobairro só faz sentido com todos.

    Muitos beijinhos ... vá lá ... podem ser repenicados ... pronto!

    ResponderEliminar