segunda-feira, 23 de julho de 2018

Asssim nasce um boato (2)



Tenho uma simpatia muito especial pela Croácia, que considero um dos países mais bonitos da Europa, onde as mulheres bonitas são regra e não excepção.
Vivi em Split e Trogir no tempo da Jugoslávia, apaixonei-me por Dubrovnik, pela ilha de Hvar e fui à Croácia  duas ou três vezes depois do desmembramento  da URSS. 
Conheço, por isso, as diferenças  políticas  entre esses dois momentos históricos  dos Balcãs e pude testemunhar as mudanças profundas que encontrei.
Não me admirei, no entanto,  quando percebi que muita gente ( que provavelmente nunca esteve na Croácia) torcia pela vitória da França na final do mundial, porque considera que a Croácia vive sob um regime fascista. 
Tudo serviu para apoucar e denegrir a presidente croata, que viajou para a Rússia como adepta, pagando as viagens à sua custa e metendo dias de férias. "A porca fascista é uma fingidora" assim a descreveram  algumas pessoas que eu até considero terem dois dedos de testa.
A cereja no topo do bolo surgiu quando começou a circular nas redes sociais uma carta escrita pelo seleccionador croata que arrasava o governo do país e a presidente.
Torci o nariz ao ler aquilo e tinha razão para o fazer. A carta que circulou por aí para gáudio de alguns detractores da Croácia, que vivem em  países onde a bandalheira e a corrupção são a regra, afinal era falsa e o autor já veio reconhecer a paternidade da missiva, como se pode ler aqui. 

Em tempo: para mim, as fake news são apenas boatos e mentiras. Dispenso anglicismos bacocos 

As especialidades da Márcia

Apesar das melhoras  da última semana, o médico não me autorizou a ir  este fim de semana à Tasca das Fodinhas, em Ponte de Lima, comer estes petiscos.
É verdade que já fui lá duas ou três vezes e não achei os petiscos nenhuma especialidade, mas tenho saudades do arroz de sarrabulho de Ponte de Lima, petisco que me está vedado, de dar uma volta pelo Minho e Trás os Montes, e de ver mais uma vez o "meu Douro" de que tenho tantas saudades!
Tenham um excelente fim de semana.
Em tempo: Republico este post da última sexta-feira, para lembrar que começou ontem na RTP o programa "7 Maravilhas à Mesa".