quarta-feira, 6 de junho de 2018

A luta dos professores: pedido de esclarecimento

Manda a prudência e a sabedoria que quando uma pessoa não tem conhecimentos suficientes para opinar sobre determinado assunto, se abstenha de se pronunciar e peça ajuda aos seus leitores.
Estou numa dessas situações.
Gostaria muito de dar a minha opinião sobre a reivindicação dos professores que, pelo que percebi, pretendem que o tempo de serviço que esteve congelado lhes seja contado para efeito de progressão na carreira. 
Entendo perfeitamente a luta dos professores e,  à  primeira vista, parece-me uma pretensão legítima. Convém no entanto lembrar algumas questões que me levantam dúvidas:
1- Os professores que se reformaram durante o período de congelamento das progressões também vão ter recontagem do tempo de serviço e actualização da reforma, ou o Sindicatos dos Professores aceita como dado adquirido que, uma vez que já se reformaram, não têm direito a nada?

2- Quando pedem tratamento igual ao dos restantes funcionários públicos, os professores  estão a prescindir deste tratamento especial?

3- Os problemas relacionados com a avaliação foram resolvidos  a contento dos professores?

4- O facto de o Sindicato dos Professores ter apelado a outros grupos profissionais da função pública para se juntarem à sua luta é o reconhecimento de que os professores têm andado a exigir um tratamento diferenciado dos restantes funcionários públicos, prolongando assim um tratamento de excepção que têm há décadas?



9 comentários:

  1. Tenho precisamente as mesmas dúvidas e gostaria, também, que alguém esclarecesse.
    Até lá o que fazer?

    ResponderEliminar
  2. Prezado Carlos Barbosa de Oliveira

    Antes de mais obrigado por não entender as reivindicações dos professos como de menos.

    NOTAS INICIAIS:
    1. Segundo o CensoEducativo2017 feito pelo ministério da educação existiam 99 219 professores. Uma classe numerosa e geralmente com formação superior. Pelo menos a "formação superior" que o Estado/governo português tem disponibilizado aos seus cidadãos;
    2. Com quase cem mil docentes a verdade é que não existe um «Sindicato dos Professores», mas 12. Com as consequentes diferenças do modo de obter a valorização laboral dos seus associados e demais professores pois todos beneficiam das negociações, desde 25 de Abril de 1974, mesmo os não sindicalizados. O facto de parecer UM deve-se a que o governo de Portugal conseguiu unir todos os 12 como se fossem UM devido à má política que tem tido atacando os princípios elementares dos direitos de quem troca trabalho - o que tem para oferecer à sociedade para esta evoluir - por meios de sobrevivência.

    1. Deviam ter, mas o ministério da educação/finanças nem aos que estão no ativo quer reconhecer o tempo que estando a trabalhar - 112 meses - tiveram a valorização financeira prevista suspensa, vulgo, "congelamento". Apesar de prometida, a negociação dessa preocupação: "como descongelar quem entretanto se reformou, nem começou!"

    2. Não! Exatamente é esse o ponto. O ministério da educação/finanças (ME/MF) quer tornar igual - carreira docente escalonada por 4 anos com a carreira da função pública (FP) escalonada por 10 anos. Por isso os docentes exigem a contagem de 9 A 4 M 2 D e o ME/MF quer fazer equivaler esse tempo ao da restante FP respondendo que tal tempo na FP será 2 a 9 M 18 D. Inaceitável. O tempo real - dias de trabalho realizados - não se negoceia...conta-se;

    3. Foram negociados e como em todas as negociações quando há boa fé há cedência dos "dois lados". Não é a que os docentes queriam mas também não foi como o ME queria.

    4. Os Professores estabeleceram "pontes de entendimento" com outros setores da FP exatamente com carreiras especiais, ou seja, não administrativas como nas Finanças e afins. Com os sindicatos dos Enfermeiros, Policias, etecetra, que também têm carreiras diferenciadas. Um funcionário administrativo, por se sentir com problemas de saúde ou outros, pode fazer num dia 20 por cento e no dia seguinte 80 por cento do trabalho. Um professor tem de fazer sempre 100 por cento todos os dias pois os alunos não são folhas de papel ou documentos que podem esperar pelo dia seguinte.

    NOTA FINAL: Não sei se sabe mas devido às más políticas do ME (atualmente intervencionado pelo MF) em 2026 cerca de 50 por cento dos docentes terão 60 ou mais anos. As escolas terão jovens até aos 18 anos (as que têm Secundário) e depois há um hiato geracional de 42 anos com a 2idade seguinte" a iniciar-se nos 60. Entre os 18 e os 60 haverá cinco ou seis pessoas, nos Não Docentes (Secretaria e Pessoal Auxiliar).

    Saudações

    Graça Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo esclarecimento, Graça. Infelizmente, apesar de ter estado muito ligado ao ensino durante décadas, fiquei com as mesmas dúvidas que tinha e talvez ainda algumas mais. A sua Nota Final não condiz com os dados que possuo, mas não os contesto. Apenas lembro que a diminuição do número de alunos em todos os graus de ensino é uma realidade.

      Eliminar
  3. Isso quer dizer que para os professores não tivemos tróica nem nos foram cortadas regalias. podia dizer o que sei mas dava muito trabalho. Ponho o parágrafo dum comentário comentário duma professora colocado hoje no meu FB: " Os meus alunos não tiveram problemas com a Matemática nem davam muitos erros. Não concordo que o tempo de serviço, quase dez anos, não conte como tal. Isso prejudica nas colocações e na reforma. Não concordo que sejam pagos retroactivos, isso não teria qualquer cabimento."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei, ninguém está tão louco que peça retroactivos, Anphy. Nem o Mário Nogueira se lembrou de reivindicar isso...

      Eliminar
  4. Já agora oiçam a opinião deste senhor que esclarece algumas dúvidas: http://www.tvi24.iol.pt/videos/opiniao/mario-nogueira-insiste-em-algo-que-e-impossivel-fazer/5b16faad0cf248a37235c6b7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto, Anphy, mas também já ouvi opiniões contrárias. Continuo com dúvidas.

      Eliminar
  5. Pois, como não conheço o assunto, saio de fininho...

    ResponderEliminar
  6. Este mundo é um lugar cruel para o real. Eu tenho sofrido de problemas de casamento por 9 meses agora sem saber que meu melhor amigo tem sido a principal causa do meu problema. Minha história pode ser útil para você, por favor, tome seu tempo e leia.

         Eu sou a Sra. Felicia, sou casada com o meu marido há 8 anos e temos um filho de 4 anos. Meu casamento foi muito bonito com meu marido, porque nós estávamos tão apaixonados um pelo outro até que meu marido mudou automaticamente para mim e meu filho. Ele começou a ficar tarde da noite e parou de cuidar de mim e do nosso filho
    Várias vezes perguntei-lhe qual era o problema, mas ele nunca teve qualquer razão para o seu comportamento errado em relação a mim e ao nosso filho. Ele continua me dizendo que sua cabeça está pesada e ele está cansado do nosso casamento. Ele disse que quer o divórcio. Eu implorei várias vezes e lembrei-o da nossa vida passada adorável, mas ele nunca me ouviu nem o grito de nosso filho. Um dia um amigo meu veio para a cidade, então eu disse a ele sobre a minha situação. Ele me conectou com um homem poderoso chamado Dr. Okosu. Ele me disse que esse homem o ajudou a recuperar o ex-namorado e conseguir um bom emprego também. Ele me aconselhou a dar-lhe um julgamento. Entrei em contato com esse homem pelo email dele: drokosu01@gmail.com
    Ele me disse que minha melhor amiga era a causa do meu problema. Que meu melhor amigo está usando um amuleto de amor em meu marido para destruir meu casamento. Ohh isso me deixou realmente desalento, mas graças a Deus que o Dr. Okosu foi capaz de quebrar o charme e dentro de 2 dias meu marido voltou para casa e recuperou-se ele me mostrou o quanto ele me amava como ele costumava fazer. Tudo funcionou perfeitamente e estamos todos vivendo agora como uma família feliz. Alguns dias depois, minha amiga também veio até mim para confessar suas más ações e implorou por meu perdão. O Dr. Okosu me pediu para perdoá-la e eu fiz isso.

    Continuarei falando de suas boas obras, ótimo Dr. Okosu. E que o Deus Todo-Poderoso continue a usar você para ajudar outras pessoas neste mundo.

    Por favor, meu povo não sofre em silêncio, você também pode tentar este homem, eu acredito que funcionaria para você assim como funcionou para mim. Este é o seu email: drokosu01@gmail.com ou whatsaap +2348119663571

    Dr. Okosu também é bom para soluções em muitos outros problemas

    (1) quer o seu ex de volta.
    (2) Você quer ser rico?
    (3) Você quer encontrar o amor verdadeiro
    (4) Quer uma criança.
    (5) Você quer ter sorte em tudo que faz
    (6) Deseja recuperar seu dinheiro perdido ou receber seu pagamento.
    (7) precisam de assistência financeira.
    (8) Você quer estar no controle de seu casamento?
    (9) Cura para qualquer doença.
        
    Contate DR Okosu hoje e eu tenho certeza que você não vai se arrepender. Email: drokosu01@gmail.com

    ResponderEliminar