quarta-feira, 2 de maio de 2018

É obrigatório proibir (1)

Nota prévia: Em Maio de 68, aprendi que era proibido proibir. Meio século volvido, acredito que É Obrigatório Proibir algumas coisas e práticas. 
Inicio assim, neste dia, a rubrica " É obrigatório proibir"
Aceito sugestões dos leitores




Sinto-me muitas vezes incomodado- seja no verão ou no Inverno- quando entro em centros comerciais, restaurantes e cinemas, porque o ar condicionado é colocado a temperaturas demasiado elevadas ( Inverno) ou demasiado baixas ( Verão).
Já tive, em tempos, de partilhar um gabinete com duas jovens que no Inverno mantinham o ar condicionado nos 35 graus! Passei todo o Inverno constipado, mas como as jovens eram bonitas e simpáticas, lá me fui aguentando , dizendo apenas de vez em quando algumas piadas para ver se elas percebiam que o ar condicionado me sufocava e era a causa da constipação que não me abandonava. Em troca recebia aqueles sorrisos simpáticos e uma expressão de espanto pelo facto de eu sentir calor (embora estivesse em mangas de camisa).
Naquele Inverno fui um abono de família para a farmácia do meu bairro, mas nunca me passou pela cabeça solicitar ao Director que desligasse o ar condicionado. Convivi com a situação até ao Verão, altura em que o ar condicionado passou a fixar-se nos 15 graus!
Felizmente, acabou por me ser atribuído um gabinete individual, onde passei a utilizar moderadamente o aparelho mas, passados vários anos, ainda não consigo perceber o que levava duas jovens a manter o ar condicionado em temperaturas extremas. Passei pela mesma situação quando vivi em Macau e na Suécia, onde procurava encontrar restaurantes e estabelecimentos comerciasi que me evitassem o confronto com temperaturas extremas.
Hoje, animado pelos clamores da cruzada anti - tabágica, levanto finalemnte a minha voz e apregoo ao Mundo: PROIBAM O AR CONDICIONADO!
Claro que não entro em exageros, apenas peço a quem de direito, que estabeleça regras para a utilização do ar condicionado, proibindo que os centros comerciais, cinemas, restaurantes e outros locais públicos ponham o ar condicionado a temperaturas tão altas que se estorrica ou gela lá dentro, consoante a estação do ano. Era uma medida de elementar bom senso. Poupava-se energia e protegia-se o ambiente, evitavam-se constipações e gripes, despesas na farmácia, baixas médicas, e a diminuição de produtividade. E além disso não me incomodavam!

6 comentários:

  1. Bom, nos cinemas, se é verão, ou levo um casaquinho ou passo tempo de braços arrepiados. Portanto, tem razão. No Inverno os centros comerciais estão sobreaquecidos. Ingenuamente, julgo que é para fazer subir as vendas de primavera que cedo se anunciam, chamadores de bom tempo que se faz surdo.
    Mas gosto de ar condicionado. Escusam é de exagerar:).
    Que outras coisas eu proibia?! assim de repente, a grosseria, acho que devia pagar multa.

    ResponderEliminar
  2. Luis Freitas Lobo deveria ter um limite de "entre-linhas" "pressoes altas" e outros jargoes que usa e abusa e torna insuportavel assistir a qualquer jogo comentado por ele.

    Que saudades do grande Gabriel Alves.

    Joao Silva

    ResponderEliminar
  3. Detesto ar condicionado. Eu que nunca tive alergias, o ar condicionado sempre me seca a garganta e não gosto nada. Gosto mais do frio que do calor. mas prefiro aguentá-los com mais ou menos roupa. tive gabinete só para mim durante muitos anos, mas mesmo no Inverno se por acaso ligasse o ar condicionado, a porta (janela) estava sempre aberta (encostada), até porque na altura, fumava. Ainda hoje me lembro de me sentir feliz a passear a pé, numa rua de Toronto, à noite, com o termómetro a marcar (-15º.) e sentia-me muito bem. Só usava o tapa-orelhas. Em casa como ligavam o ar condicionado, continuava com uma janela aberta, nem que fosse na casa de banho. Um dia um senhor porque eu disse que tinha deixado a janela aberta, avisou-me para não fazer isso, porque a diferença de temperaturas, podia rebentar com os vidros. mas nunca me aconteceu.

    ResponderEliminar
  4. O que é que é proibido proibir?
    O Porto de ser campeão, obviamente!

    ResponderEliminar
  5. Beautiful image the building You chose well for the theme.
    Your blog is very nice,Thanks for sharing good blog.
    ทางเข้า D2BET

    ResponderEliminar