sábado, 29 de julho de 2017

Memórias em vinil (CXCVIII)

Este sábado decidi substituir as habituais canções dengosas por este ritmo bem animado. Afinal é Verão e temos o ano inteiro para marmelar. Bora lá mexer, pessoal!
Boa noite!

Leituras de Verão (7)



Autor: Gonçalo Pereira Rosa
Editora: Planeta
Primeira edição: Junho 2017
Número de páginas: 312



Desculpem se insisto em recomendar livros de jornalistas mas, não certamente por mero acaso, nos últimos tempos têm sido essas as minhas escolhas.
"O Inspector da PIDE que morreu duas vezes" é o título de uma das 26 histórias   que fazem parte do jornalismo do século XX.
A maioria delas é do domínio público, mas Gonçalo Pereira Rosa contextualiza-as e explica por que razão algumas foram gaffes, outras  grandes furos jornalísticos com direito a primeiras páginas.
Um livro divertido mas esclarecedor que, ao contrário do que   se possa pensar, não interessa apenas aos jornalistas. Diria mesmo que interessa mais ao grande público - porque desconhece os bastidores das notícias- do que a jornalistas de provecta idade como eu, que as ouviram em múltiplas tertúlias.
Gonçalo Pereira Rosa teve o inegável mérito de as compilar e dar a conhecer, permitindo assim ao público ficar a conhecer um bocadinho dos meandros do jornalismo da época.

Lição da semana

Esta semana  encontrei a explicação para haver tantos jornalistas a escrever livros de ficção