Esta semana sirvo os Chazinhos, acompanhados de amêndoas, neste carrinho que roubei à minha colecção de postais antigos. Este é de 1968 e foi-me enviado por uma prima brasileira.
Este é também o primeiro de três fins de semana prolongados.
Sendo muito provável que pelo menos num deles, queiram descansar e relaxar num hotel paradisíaco, com bons livros por companhia e uma boa piscina para dar um mergulho, hoje apenas sugiro hotéis e livros. Os percursos ficam à vossa escolha
Para começar, recomendo o Vidago Palace.
Eu sei que já o recomendei uma vez nestes Chazinhos, mas tenho um especial apreço por aquele espaço onde fui muito feliz .
Vá até lá e aproveite para ver "in loco" o ambiente em que se desenrola a série "Vidago Palace" que a RTP está a exibir nas noites de quinta feira. A série decorre durante a guerra civil espanhola. É fraquita mas imperdível para quem, como eu, tem magníficas recordações dos tempos em que passava lá uns dias de férias com os pais.
Ainda a norte- e para quem não dispensa água por perto- recomendo o Rio Douro Hotel and Spa, uma unidade hoteleira que tem tudo para lhe proporcionar um fim de semana inesquecível.
Na região centro. a minha primeira sugestão vai para o Hotel do Palácio do Buçaco. Num ambiente prenhe de História e a envolvência da paradisíaca Mata do Buçaco, passe um fim de semana tranquilo em convívio com a Natureza.
Radicalmente diferente é o Hotel da Montanha, em Pedrógão Pequeno.
A vista sobre a barragem do Cabril é fantástica, a piscina muito agradável, o pessoal simpatiquíssimo e a localização estratégica para explorar a zona da Sertã e/ou da Lousã.
Finalmente, duas sugestões a sul
O Solar dos Lilases, em Mora, é uma boa sugestão para explorar o Alentejo, começando por visitar o Fluviário
Imperdível é a Herdade de S. Lourenço do Barrocal.
Fica às portas da aldeia histórica de Monsaraz e a meia dúzia de quilómetros do Alqueva. Viva a experiência de um monte Alentejano, num ambiente familiar único.
Vamos agora aos livros
Factotum - Charles Bukowski
Foi o segundo romance de Bukowski, mas só agora chegou a Portugal.
Em período pascal, O Evangelho Segundo Lázaro de Richard Zimmler é outra boa sugestão.
Finalmente, porque se está a assinalar o centenário de Fátima, " Em Teu Ventre" de José Luís Peixoto olha para as aparições numa perspectiva nunca antes abordada.
E pronto, por hoje é tudo. Renovo os meus votos de uma Páscoa Feliz e despeço-me em passo de corrida, porque ainda tenho de ir comprar o pão de ló de Margaride.